Saneago vai receber 2,7 milhões de reais para recuperação do Meia Ponte

Será assinado hoje (29/6) o contrato de repasse de R$ 2,7 milhões do Fundo Socioambiental da Caixa para a Saneago. A Companhia foi selecionada, no edital 01/2015, do Fundo Nacional do Meio Ambiente, para aplicar o montante em projeto de recuperação da bacia do Rio Meia Ponte. Com isso, serão regeneradas Áreas de Preservação Permanente e, por consequência, ampliada a oferta de água, especialmente, na Região Metropolitana de Goiânia.

O Fundo Nacional aprovou 16 propostas titulares e três suplentes, sendo a proposta da Saneago a única classificada no Centro-Oeste e uma das três aprovadas para companhias de saneamento básico. Os recursos financeiros não são reembolsáveis. O trabalho de recuperação das áreas será acompanhado pela Saneago e, em seguida, será implantado um Plano de Pagamento por Serviços Ambientais, assim como ocorre com o Programa Produtor de Água do Ribeirão João Leite.

Levantamento da Saneago indica a possibilidade de contemplar 202 nascentes para recuperação e 120 trechos de mata ciliar para reflorestamento e cercamento, em 254 propriedades da agricultura familiar. Após um período de quatro anos de acompanhamento da execução do projeto, terá início o pagamento aos proprietários rurais por serviços ambientais prestados na conservação das nascentes e matas ciliares. O Sistema Meia Ponte é responsável pela produção de, praticamente, metade da água tratada que abastece a Região Metropolitana. A manutenção e recuperação das boas condições ambientais da bacia é essencial para que a população tenha água suficiente e de boa qualidade.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo