Saneago constrói nova ETE e desativa a unidade do Cruzeiro do Sul

O presidente da Saneago, Jalles Fontoura, esteve na Estação de Tratamento de Esgoto Cruzeiro do Sul, no Jardim Maria Inês, em Aparecida de Goiânia, para inspecionar as obras de desativação da unidade, devido à construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto Santo Antônio, que irá beneficiar mais de 150 mil habitantes daquela região. “Depois de servir bem à população nessas três décadas de funcionamento, a ETE Cruzeiro do Sul está sendo desativada. Os efluentes já estão sendo desviados para a nova estação, que conta com o que há de melhor em tecnologia no tratamento de esgoto”, afirmou Jalles.

A transferência do esgotamento sanitário é a primeira etapa do processo de desativação. Nesta primeira parte, o fluxo de esgoto que, até então, era recebido pela estação foi desviado para a ETE Santo Antônio, no Setor Vale do Sol, que entrou em operação este ano. Para dar continuidade, um estudo socioambiental está em andamento. Com ele, será possível definir a melhor alternativa para a desativação das lagoas, retirada dos resíduos da estação e recuperação da área, causando o mínimo de impacto ao meio ambiente e à sociedade que ali vive.

A unidade foi construída para atender 18 mil habitantes mas, hoje, esse número chega a 60 mil. No local, conforme anunciou o deputado estadual, Marlúcio Pereira, que acompanhou a visita de Jalles à ETE, será construído um parque com pista de corrida, academia ao ar livre, e outras instalações.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo