Raquel Teixeira destaca avanços da Seduce em prestação de contas

A secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, apresentou hoje (4/3) o Relatório de Gestão 2015, durante café da manhã com a imprensa. Distribuído entre os presentes no terraço do Centro Cultural Oscar Niemeyer, o conteúdo especifica todas as ações desenvolvidas durante o seu primeiro ano de gestão à frente das áreas de Educação, Cultura e Esporte. “Terminamos o ano muito satisfeitos com o que foi realizado e já iniciamos 2016 com expectativas”, resumiu.

Raquel fez um breve resumo de como organizou a unificação das três pastas, anunciada pelo governador Marconi Perillo no final de 2014. “Vejo que houve enriquecimento para as três áreas. Foi um ano de dificuldades financeiras, mas conseguimos economizar dinheiro na área meio, tendo apenas um RH e um almoxarifado, por exemplo, para que pudéssemos chegar com recurso para investir na área fim, que é beneficiar o aluno, o artista e o atleta”.

Educação

Durante a conversa com jornalistas, Raquel lembrou que o país passa por transformações significativas na Educação por causa da criação da Base Nacional Comum Curricular. “Haverá mudanças muito importantes no Ensino Médio e Goiás está dando show com a contribuição no processo da BNCC”, pontuou ao demonstrar preocupação com o futuro escolar dos jovens. “Atualmente temos menos de 20% de alunos que ingressam no curso superior, isso precisa mudar”.

Criados pela Seduce, o Goiás Enem e o Enem Express foram aplicados em 2015 para motivar milhares de alunos do terceiro ano da rede estadual de ensino. Com aulões itinerantes, o Enem Express visitou mais de 20 municípios goianos, alcançando 96% dos concluintes de Ensino Médio ligados à Seduce. “Descobrimos que muitos alunos não fazem o Enem porque não têm condução ou carteira de identidade. Então até nisso nós auxiliamos, são medidas que fazem a diferença”, informou a secretária.

Cultura

Reativado com dinamismo, o Centro Cultural Martim Cererê recebeu 45 espetáculos dos mais diferentes segmentos, desde teatro até festivais e apresentações de folclore. “Tivemos muitas atrações culturais, o ano foi bastante movimentado em todas as áreas, como o Gustav Ritter, a Vila Cultural e o Teatro Goiânia”, disse a secretária ao lembrar que, mesmo apesar da crise financeira pela qual atravessa o país, o Governo de Goiás não deixou de investir em Cultura. “Tivemos uma linda edição do Fica e também do Canto da Primavera. Esperamos continuar com a agenda cheia neste ano”, informou ao confirmar que os recursos para o Fica 2016 já estão garantidos e que o festival ocorrerá em junho.

A titular da pasta ainda fez questão de ressaltar o Circuito Cultural da Praça Cívica, lançado na recentemente. “É um projeto muito ambicioso. Todos os prédios serão restaurados e requalificados”. As obras devem ser executadas por meio de parcerias com instituições nacionais ligados ao setor cultural. O objetivo é acompanhar o projeto de qualificação da Praça Cívica, realizado no ano passado, promovendo musealização, modernização dos espaços e informatização dos acervos.

Esporte

Já na área esportiva, a secretária citou que a criação do Conselho do Esporte tornou mais democrático e transparente o processo de seleção dos projetos contemplados pelo Pró-Esporte, iniciativa de incentivo ao esporte. “Nunca tivemos tantos atletas beneficiados”, comentou ao também fazer uma previsão positiva para as Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio 2016. “Temos muitos atletas com possibilidades reais de disputar vagas”.

Raquel ainda lembrou que Goiás foi destaque nacional ao sediar o 1º Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal, em 2015, e que continuará abraçando o esporte este ano. “Seremos sede do Campeonato Mundial de Futsal Universitário, que já tem 13 países confirmados. Ou seja, Goiás será destaque na mídia internacional”, concluiu.​

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo