Projeto goiano é destaque nacional e alunos ganham bolsa do CNPq

O ano de 2016 vai começar cheio de descobertas para três alunos do CEPI Osório Raimundo de Lima, de Iporá. Depois de desenvolver um trabalho inovador em sala de aula, o grupo foi premiado na Mostra Nacional de Robótica e ganhou bolsas de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Geziel Braga, Guilherme Henrique e Lucas Cardoso criaram, ao longo de 2015, o projeto “Besourinho: O robô de resgate”. Trata-se de um robô que apresenta um conjunto de sensores e dispositivos eletromagnéticos e sonoros que permitem localizar uma pessoa por meio do calor humano e de ruídos. O objeto pode ser utilizado para resgate de pessoas sob escombros, por exemplo, devido ao seu pequeno porte.

O projeto foi desenvolvido com a orientação do professor de química, Ricardo Silvério, e apoio do coordenador do Núcleo Diversificado da escola, Dorivaldo Gomes. O trabalho ficou tão bem elaborado que o grupo acabou selecionado para participar do evento que ocorreu em Uberlândia-MG, em outubro de 2015.

Para a diretora do colégio, Alessandra Daielle, o destaque nacional que o robô de resgate conquistou foi merecido por se tratar de uma ideia pensada em benefício da sociedade. “Foi um projeto que motivou muito os alunos e os fez acreditar que é possível cruzar fronteiras utilizando os conhecimentos construídos no processo educacional e que a solução para um problema social pode surgir de uma simples ideia”, disse a diretora.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo