Projeto busca reduzir gastos com energia elétrica no PPLT

Projeto de Eficiência Energética do Palácio Pedro Ludovico Teixeira foi apresentado hoje (26/8), na Secretaria de Cidades, Infraestrutura e Meio Ambiente (Secima), pelo Instituto Senai de Tecnologia. O projeto vem sendo desenvolvido em parceria com a gerência de Energia e Telecomunicações da Secima. O objetivo é buscar maior economia na conta de luz do PPLT. Segundo o Gabinete Militar, os gastos com energia no Palácio Pedro Ludovico giram em torno de R$ 120 mil por mês e, com a implantação dessas medidas, será possível uma redução de até R$ 75 mil por ano.

Participaram do evento técnicos do instituto, o superintendente executivo da Secima, Mário João; o superintendente de infraestrutura, Antônio de Cássia Neto, e o chefe do Gabinete Militar, coronel Adailton Florentino, responsável pela administração do PPLT. “Este é um projeto piloto e que depois será expandido para outros prédios da administração pública estadual”, explicou o superintendente de Infraestrutura, Antônio de Cássia Neto, da Secima. “Neste primeiro momento será contemplada apenas a área de iluminação do PPLT, mas há previsões futuras de alterações também na climatização e nos elevadores”, completou.

O projeto elaborado pelo Instituto Senai de Tecnologia vem sendo desenvolvido há quatro meses e visa a participação em edital da Celg que prevê o financiamento de parte das adequações. Segundo levantamentos do instituto, a iluminação é responsável por 12% dos gastos com energia no PPLT. Entre as propostas do projeto de eficiência energética estão a substituição de 5054 lâmpadas fluorescentes de 40 watts por lâmpadas de led de 18 watts, além de um maior aproveitamento da luz natural. Essas alterações garantiriam a mesma eficiência na luminosidade das salas e resultariam numa economia de até 67%.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo