Projeto Bombeiros Mirins – Anjos do Araguaia reúne 295 crianças este ano

O Programa Educacional Bombeiro Mirim – Anjos do Araguaia, realizado sempre durante o mês de julho, chega agora à 9ª edição contemplando 295 crianças entre 8 e 12 anos. O projeto teve início no ano de 2008 com uma turma de pouco mais de 30 alunos. Em 2016, sob o Comando do Tenente Coronel Anderson Cirino, o projeto além de atuar nas cidades de Aragarças, Faina, Britânia, Aruanã, Cocalinho, Luiz Alves e Bandeirantes, chega pela primeira vez às cidades de Itacaiú e Alto Paraíso.

A ideia é que as crianças atuem como agentes multiplicadores da doutrina do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). São diversas atividades desenvolvidas pelas crianças durante o curso, como instruções de cidadania, ordem unida, educação física, noções básicas de bombeiro, além de normas de segurança no rio Araguaia, preservação do meio ambiente e práticas sobre o combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Uma atividade que vem dando muito resultado é a visita aos acampamentos, levando aos turistas e à comunidade local orientações e informações relativas às questões ambientais e de prevenção de acidentes. A atuação tem sido desejada pelas crianças e pais, que veem o projeto como oportunidade de mudança comportamental e cultural. “Tivemos que aumentar o número de participantes por causa da grande procura. Hoje estamos com duas turmas só em Aruanã e ainda assim houve lista de espera”, afirma a Tenente Joyce, coordenadora do projeto.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo