Prazo para matrícula dos aprovados no Sisu começa hoje

O período para que os estudantes que foram selecionados por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) façam a matrícula nas instituições públicas de ensino superior começa nesta sexta-feira, 22/01, e segue até o dia 26. O aluno deve verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para a inscrição.

O Sisu, que é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual os estudantes participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas, ofertou 228 mil vagas em 131 instituições. Ao todo, 2.712.937 candidatos se inscreveram nesta edição. A concorrência geral foi de 23,1 candidatos por vaga.

O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação na segunda-feira, 18/01, e pode ser consultado no site: http://sisualuno.mec.gov.br/. Também é possível verificar a lista de estudantes aprovados selecionando a instituição no link: http://sisu.mec.gov.br/selecionados.

Lista de espera

Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular podem participar da lista de espera até o dia 29 de janeiro. Também pode participar da lista o candidato selecionado para o curso que escolheu como segunda opção. A adesão à lista de espera deve ser feita no portal do Sisu.

A convocação para matrícula dos candidatos em lista de espera começa no dia 4 de fevereiro. A convocação cabe às próprias instituições de ensino.

Prouni

Hoje também termina o período de inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), programa de bolsas para estudantes de baixa renda ingressarem em instituições privadas de ensino superior. A consulta das bolsas e as inscrições devem ser feitas pelo sitehttp://siteprouni.mec.gov.br/.

Segundo o MEC, o programa oferece 203.602 bolsas na primeira edição de 2016, entre integrais e parciais (50% de desconto). O resultado da seleção do Prouni será divulgado na próxima segunda-feira, 25/01. Entre os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro deverá ser feita a comprovação da primeira chamada de aprovados.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo