Prazo para a solicitação do Passe Livre termina na próxima sexta-feira 31

O Programa Passe Livre Estudantil, do governo de Goiás, está aberto para novas inscrições e recadastramento de usuários até o próximo dia 31 de março (sexta-feira). Para isso, é preciso se dirigir a uma das unidades do Vapt Vupt, na Região Metropolitana de Goiânia (RMG), portando os documentos pessoais (RG e CPF) e a carteira do Passe Escolar emitida pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (SET). O Passe Livre garante a gratuidade no transporte coletivo a todos os estudantes regularmente matriculados em uma instituição de ensino.

Os municípios que têm unidade do Vapt Vupt e podem realizar o cadastro são: Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo e Terezópolis de Goiás. Os alunos que moram em municípios que não possuem os serviços do Vapt-Vupt deverão procurar a unidade mais próxima de sua residência para efetuar a solicitação e/ou renovação do PLE.

Para fazer o cadastro do PLE, o estudante precisa estar com o cartão do Passe Escolar regularmente registrado no SET. Os documentos necessários para o cadastro são: o cartão Passe Escolar, CPF e RG originais do titular do benefício (não será aceito utilizar o CPF do representante legal). Caso o estudante seja menor de idade, a solicitação deverá ser realizada pelo responsável.

Até o momento, a Superintendência da Juventude, órgão vinculado à secretaria de Governo, responsável pelo programa, já registrou o recadastramento de 37.838 estudantes, e a solicitação de 22.946 novos cadastros, o que soma 60.784 estudantes beneficiados com a medida.

A expectativa da Segov é que o número de beneficiários aumente em 25%. “O Estado está totalmente preparado para este acréscimo de demanda dos estudantes. Tanto que o governador Marconi Perillo determinou que, nesta área, não houvesse nenhum corte ou ajuste. O objetivo do governo é beneficiar, de todas as formas possíveis, aqueles que querem estudar”, destaca o secretário de Governo, Tayrone Di Martino.

O Programa

O Passe Livre Estudantil é um programa desenvolvido pelo governo de Goiás, que visa auxiliar estudantes, de qualquer faixa etária, a custear seu deslocamento até a instituição de ensino. Ele assegura ao aluno duas viagens gratuitas via transporte coletivo, por dia, para ir e voltar da instituição de ensino. O estudante poderá ser contemplado com até 48 viagens mensais, que serão oferecidas de acordo com os dias letivos de cada instituição de ensino.

Os municípios contemplados pelo programa PLE são: Anápolis, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrôlandia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade. Os municípios de Caturaí e Inhumas ainda não possuem o PLE.

Neste segundo semestre, o governo deve anunciar a expansão do PLE para outros municípios, dentre eles Rio Verde, Catalão e no entorno do Distrito Federal.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo