PM discute segurança nos bairros e propõe parcerias com a comunidade

Em palestra ministrada hoje (15/7) para empresários, funcionários e seguranças, no auditório da Ceasa-GO, o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), coronel Franco e o tenente Alves falaram sobre a segurança nos bairros e no trabalho. Ambos estimularam a formação de parcerias entre a comunidade e a PM. Os chamados Conselhos comunitários de Segurança (Conseg’s) têm atuação destacada em vários bairros da capital. Segundo o tenente Alves, os resultados alcançados são animadores. No Setor Jaó, por exemplo, a integração entre a PM e os moradores do bairro gerou redução de 60% no número de ocorrências delituosas no local.

O trabalho em conjunto consiste em estabelecer estratégia de comunicação e informação para identificar, analisar, priorizar e resolver os problemas relativos á segurança pública de uma determinada localidade. Além dos números tradicionais da PM e das viaturas, foram criados grupos de WhatsApp, para facilitar a comunicação entre as partes.

Prevenção

Para o comandante do nono Batalhão, situado no Jardim Guanabara, coronel Franco a prevenção representa 90% de um trabalho bem-sucedido no setor de segurança pública. Durante sua fala ele dicas de segurança. Para os empresários da União dos Atacadistas e Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado de Goiás (Uniap) sugeriu evitar o transporte de dinheiro sem escolta particular ou da polícia militar.

Como no mercado da Ceasa-GO circulam, diariamente, cerca 15 mil pessoas, o Comandante do nono Batalhão disponibilizou uma viatura da PM, para fazer a ronda no local de segunda a sexta-feira. O Cel. Franco recomendou ainda aos atacadistas da Ceasa cuidado na contratação de trabalhadores. Ele informou que nas operações feitas, rotineiramente, pela PM, dentro do mercado da entidade, foram identificadas pessoas com passagens pela polícia por envolvimento com o crime.

O presidente da Ceasa, Edivaldo Cardoso, agradeceu a parceria com a PM. Destacou que a presença da Polícia Militar, na Ceasa resgata a confiança e gera no psicológico das pessoas a sensação de segurança, além de inibir e intimidar uma provável ação de criminosos. Edivaldo Cardoso pediu aos funcionários e empresários colaboração com o trabalho da PM; disse que está sendo feita a reformulação das portarias da Ceasa para aumentar a segurança; informou que a Ceasa e Uniap vão instalar mais 120 câmeras de monitoramento e que está trabalhando para firmar convênio entre a Ceasa e a Secretaria de Segurança Pública.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo