Pirenópolis terá festa literária a partir do dia 28

 Pirenópolis receberá leitores de todas as idades para a sétima edição da Flipiri, festa literária da cidade. O evento, que será realizado de 28 de outubro a 1º de novembro, tem como objetivo estimular a leitura. A Flipiri reunirá escritores, especialistas e artistas de todo o País para a troca de experiências na formação crítica de leitores, mediação lúdica da leitura, bem como estratégias voltadas à ampliação do acesso ao livro, doação de acervos para comunidades, promoção e desenvolvimento do mercado livreiro. O encontro literário envolverá as 11 escolas públicas e particulares da cidade, além de outras dez situadas nos povoados vizinhos e na zona rural. São 5 mil alunos e 260 professores.

Neste ano, a festa homenageia o centenário de quatro escritores goianos: José J. Veiga (2 de fevereiro de 1915), considerado um dos maiores autores do realismo fantástico em língua portuguesa; Eli Brasiliense (18 de abril de 1915), escritor, filólogo, romancista e ensaísta; Bernardo Élis (15 de novembro de 1915), advogado, professor, poeta, contista, romancista, além de primeiro e único goiano a entrar para a Academia Brasileira de Letras; e Carmo Bernardes da Costa (2 de dezembro de 1915), membro da Academia Goiana de Letras considerado um mestre da literatura regionalista.

Como nas edições anteriores, a Flipiri terá duas frentes: a aberta ao público, através da qual são oferecidos seminários, palestras, workshops, contações de histórias, saraus, oficinas, mesas de debate sobre literatura, música e teatro, entre outras atividades gratuitas, e a itinerante. Nesta, escritores ligados à Casa de Autores visitam as escolas na cidade e nas áreas rurais para conversar com os alunos e despertar o gosto pela leitura. Junto com o autor, segue também um acervo de livros que são doados às bibliotecas escolares. Desde a primeira edição, 160 autores já participaram das itinerâncias, visitando as unidades de ensino e doando livros.

A Flipiri é uma promoção do Instituto Cultural Casa de Autores e da Prefeitura Municipal de Pirenópolis, com apoio do Instituto Pireneus e da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música. A festa tem patrocínio do Governo de Goiás, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás (Seduce). Nesses seis anos, o evento já contabilizou mais de R$ 180 mil em doações de livros e teve 30 mil visitantes, média de cinco mil por ano.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo