Parceria vai levar conhecimento sobre o bioma Cerrado para estudantes

O projeto Educação para Inovação será iniciado ainda neste semestre com o objetivo de levar conhecimento sobre ecossistemas do Cerrado e despertar estudantes do ensino fundamental para a importância da preservação ambiental. A atividade é um projeto da Emater que vai ser executado em parceria com a Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

A proposta é que, por meio de visitas guiadas na Estação Experimental de Nativas do Cerrado/Emater, em Goiânia, os alunos também possam conhecer mais sobre pesquisas realizadas na área agrícola e fortalecer os laços que unem o meio urbano ao meio rural. O presidente da Emater, Pedro Arraes, explicou que estão sendo desenvolvidos materiais específicos para tratar dos assuntos na linguagem das crianças e declarou ainda que o projeto pretende reformular a imagens sobre o setor rural entre os jovens. “Precisamos desmistificar a ideia de que o campo é ruim, e que os produtores que vivem lá destroem o meio ambiente”, defendeu Arraes.

Na semana passada, foi realizada reunião na Estação Experimental entre a Emater e representantes da Seduce. Durante o encontro, o representante da Educação, superintendente Executivo Marcos das Neves, aprovou a iniciativa e declarou que mais de 40 escolas em Goiânia estão em condições de participar do projeto. “Vamos classificar as 10 melhores escolas para darem início ao projeto e programar as visitas”, planejou o superintendente. O grupo visitou o roteiro que será percorrido pelos estudantes na Estação Experimental Nativas do Cerrado. O trajeto conta com visitas a áreas de compostagem, ao horto de plantas medicinais, ao orquidário, ao viveiro de mudas e ao bosque de fruteiras nativas do Cerrado.

Parcerias

Emater e Seduce já possuem parceria para execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Por meio desse trabalho, produtores assessorados pela Agência fornecem alimentos para a merenda das escolas em todo o Estado. Além disso, as instituições trabalham juntas em projetos de elaboração de hortas e realização de oficinas de soja para alimentação humana em unidades estaduais de educação.

A gerente de Merenda Escolar da Seduce, Fátima Vauldimar Costa Silva, considerou que a parceria ainda pode ser estendida a estudantes do ensino médio. A professora lembrou que, no Novo Ensino Médio que começa a ser implantado, os alunos podem direcionar os estudos e o conhecimento sobre as atividades de pesquisa agropecuária podem levar à escolha de uma profissão relacionada ao campo. “A vinda a um centro de pesquisa só tem a enriquecer o conhecimento dos alunos. Isso leva até mesmo a um direcionamento dos estudantes em relação ao curso de graduação que eles querem fazer”, avaliou.

Governo na palma da mão

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