Parceria vai ampliar controle do uso de agrotóxico

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) Goiás firmaram parceria técnica para aprimorar as ações de fiscalização e defesa agropecuária em Goiás. O acordo foi assinado pelo presidente do Crea-GO, Francisco Almeida, e pelo presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo. Para o presidente da Agrodefesa, o termo visa implementar o controle informatizado da cadeia de agrotóxicos em Goiás, incluindo o registro, emissão de receituário, comercialização e devolução das embalagens.

Arthur acrescenta que dessa maneira ganha-se efetividade e visibilidade com o acesso às informações da cadeia. Já o Crea-GO, conta Arthur, passa a ter acesso às atividades realizadas por agrônomos na emissão do receituário, para auditar a qualidade dos receituários emitidos. “E a sociedade ganha mais segurança quanto à confiabilidade do produto vegetal que chega a mesa dos consumidores”, destaca ele.

O presidente do Crea também pontuou a importância das parcerias para melhorar os serviços prestados à sociedade. “Não temos como governar sem firmar parcerias com outros órgãos de fiscalização. Somente por meio da troca de informações, que o consumidor terá acesso a um serviço de qualidade. Esses convênios também fazem com que nós facilitemos a vida do nosso profissional, oferecendo um bom serviço e dando segurança para a sociedade”.

Convênio

O objetivo do convênio celebrado é incrementar a execução de ações de defesa sanitária vegetal, de fiscalização vegetal e de agrotóxicos; e incrementar também a execução das ações desempenhadas pelos responsáveis técnicos, bem como a permuta de dados e informações de interesse comum entre Crea e Agrodefesa, por meio da Plataforma ArcGIS, adotada pelo Crea-GO no ano passado e que otimiza a fiscalização em todo o Estado.

O acordo também prevê o desenvolvimento e a manutenção, conjuntamente, de sistemas informatizados voltados para a emissão de documentos fitossanitários e receituários agronômicos; e o cadastramento, armazenamento e gerenciamento de dados referentes aos produtores agrícolas, estabelecimentos comerciais, industriais e afins, assim como seus respectivos produtos, aperfeiçoando os procedimentos de fiscalização e controle das atividades econômicas do setor desenvolvidas em Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo