Órgãos e entidades do governo estadual aumentam a transparência ativa

Levantamento realizado pela Controladoria Geral do Estado, por meio da Superintendência de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas, mostra que os órgãos e entidades da administração pública ampliaram no segundo trimestre deste ano a oferta espontânea de informações relativas ás suas ações nos respectivos sítios e portais.

Trata-se de uma exigência da Lei de Acesso à Informação, que classifica a medida como transparência ativa, ou seja, a divulgação dos dados sem que haja demanda para parte da sociedade. Em uma escala que varia de zero a 22 pontos (pontuação máxima que atribui dois pontos a cada dos 11 itens analisados), a média passou de 12,4 pontos em março para 14,37 no fim de junho, com avanço de 15,95% no volume de informações.

Os órgãos que mais se destacaram na alimentação espontânea de dados em seus sites foram a Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira) e a Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) com avanço de 50% no trimestre, seguidos pela Agência Goiana de Habitação, que ampliou em 30%; a Polícia Civil, com crescimento de 28,57% e a Secretaria de Articulação Institucional, com avanço de 26,67%.

Outras unidades administrativas como Secretaria de Infraestrutura, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Gestão e Planejamento, Secretaria da Casa Civil, Secretaria de Cidadania e Trabalho, Secretaria da Indústria e Comércio e Agência Goiana de Desenvolvimento Regional apresentaram crescimento superior a 15% no trimestre.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo