Novo equipamento vai aumentar transplantes renais em Goiás

Um novo equipamento, que começa a ser usado pela Central de Transplantes a partir de janeiro, deve contribuir para o aumento do número de transplantes de rins em Goiás. A máquina de perfusão renal, adquirida com recursos do Ministério da Saúde, melhora a qualidade de órgãos a serem transplantados, aumentando as chances de sucesso do transplante.

O investimento inicial, incluindo equipamento, insumos e kits, foi de R$ 159.515. Segundo o gerente da Central de Transplantes, Luciano Leão, a máquina já tem sido usada com sucesso em outros Estados como Rio Grande do Sul, São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro. “É preciso ressaltar o custo benefício, pois com o transplante deixamos de gastar com hemodiálise.”

Ele explica que por meio do equipamento, órgãos de pessoas com mais de 60 anos, que ficaram internadas durante muito tempo em UTI ou que fizeram uso prolongado de medicamentos, que podem prejudicar o funcionamento renal, recebem nutrição adequada, o que o aumenta as chances de sucesso do transplante. “Dessa forma, um número maior de pacientes poderão ser beneficiados.”

Na próxima segunda e terça-feira, dias 14 e 15, a equipe da Central de Transplantes receberá treinamento para usar a máquina de perfusão renal. O treinamento também é importante para que os técnicos possam definir os critérios para seleção de órgãos aptos a passarem pela perfusão renal.

Segundo dados da Central, em 2014 foram feitos 63 transplantes de rins em Goiás. Até outubro deste ano, já foram 66. Segundo Luciano Leão, a previsão em 2015 é de aumento de 20% em relação ao ano passado. “Com a máquina de perfusão renal devemos aumentar ainda mais esses números”, finaliza.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo