Municípios se reúnem para avaliar resultados do combate ao Aedes e planejar novas ações

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza hoje (2/3) três reuniões com secretários e representantes municipais de saúde com o objetivo de avaliar os resultados do segundo ciclo de visitas a domicílios do “Goiás contra o Aedes”. Os encontros ocorrem em horários diferentes – às 8 horas, 10 horas e 14 horas – e busca ainda planejar o terceiro ciclo, que ocorre durante o mês de março.

Ao todo, 68 municípios participam das reuniões. Entre eles, estão: Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Edealina, Iporá, Jataí, Minaçu, Padre Bernardo, Pirenópolis, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo e Trindade. Nos encontros, que serão organizados por grupos de cidades, os representantes de saúde informarão à SES as dificuldades encontradas em seus municípios, trocam experiências e apresentam sugestões para melhoria da efetividade das ações.

A força-tarefa Goiás contra o Aedes, iniciada em dezembro de 2015 e expandida a todo o Estado em janeiro deste ano, já demonstra resultados positivos. Em um mês, de janeiro para fevereiro, houve uma redução de 46,62% na quantidade de residências, estabelecimentos comerciais e lotes baldios existentes em Goiás com criadouros do Aedes aegypti. O porcentual de imóveis com focos do mosquito no Estado caiu de 3,99% para 2,13%.

Além da redução da quantidade de residências com focos, a ação tem como resultados positivos o avanço, de janeiro para fevereiro, do total de imóveis trabalhados e a diminuição das visitas recusadas. Os registros feitos pelo Corpo de Bombeiros demonstram que o número de imóveis vistoriados pelas equipes – caracterizados como trabalhados – passaram de 762.563, em janeiro, para 1.257.398, em fevereiro. Já os imóveis nos quais os proprietários se recusaram a receber as equipes caíram de 1.870, em janeiro, para 1.321, em fevereiro.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo