Ministro da Saúde conhece operação “Goiás contra o Aedes”

Prefeitos e secretários de saúde dos 246 municípios goianos reúnem-se hoje (9/3) para avaliar o segundo ciclo de visitas a domicílios da força-tarefa Goiás Contra o Aedes. O encontro começa às 10 horas, no auditório Lago Azul do Centro de Convenções de Goiânia, e terá a presença do ministro da Saúde, Marcelo Castro; do governador Marconi Perillo; e do secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela.

A força-tarefa tem como meta vistoriar, por seis vezes, apenas no primeiro semestre, todos os imóveis do Estado, além de conscientizar a população para o trabalho contínuo de combate a criadouros e erradicar o mosquito em Goiás. As visitas são realizadas pelos municípios, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e apoio do Corpo de Bombeiros. O primeiro ciclo ocorreu em janeiro e o segundo em fevereiro.

Além da operação, o ministro e o governador avaliarão conjuntamente o enfrentamento das doenças causadas pelo Aedes aegypti e os desafios da Saúde Pública do País na erradicação do mosquito. Na ocasião, também serão entregues aos prefeitos os mapas de vigilância e eliminação de focos de suas cidades. Às 12 horas, Marcelo Castro fará visita ao Centro de Informações em Saúde Conecta SUS, na sede da Secretaria, onde é feito todo o monitoramento das doenças relacionadas ao Aedes e do trabalho de eliminação de focos no Estado.

Decreto

O governador Marconi Perillo assinará um decreto que estabelecerá os critérios para certificação de municípios livres do Ades aegypti e os parâmetros para definição de Índices de Infestação Predial (IIP) no Estado. O certificado terá prazo de seis meses. A inspeção para sua emissão será feita por técnicos das Regionais de Saúde ou Nível Central da Secretaria. O município certificado receberá a contrapartida estadual em dobro para os meses de julho e dezembro de 2016.

As atividades no Centro de Convenções terão continuidade no período da tarde. A partir das 14 horas, representantes dos municípios, regionais de saúde e Corpo de Bombeiros irão se dividir em 25 grupos que farão reuniões simultâneas. Através dessas reuniões, serão discutidas dificuldades, experiências e sugestões, além de estratégias para o terceiro ciclo de visitas em domicílios, que ocorre durante o mês de março.

No evento, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) apresentará para os prefeitos o projeto Goiás na Ponta do Lápis, que promoverá concurso de redação, desenho e vídeo para os 1,8 milhão de estudantes da rede estadual e os alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas municipais e particulares dos 246 municípios goianos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo