Metrobus e Hemocentro: solidariedade combina com sua fantasia

Com o feriado do Carnaval se aproximando, surge a necessidade de mais uma campanha para coleta de bolsas de sangue. Por isso, a Metrobus mais uma vez, se une ao Hemocentro que estacionará o ônibus adaptado para o procedimento, nos dias 26 e 27 de janeiro, entre as 08 e as 17 horas, no Terminal Padre Pelágio.

Na primeira ação do ano, realizada ainda na primeira semana de janeiro, foram coletadas 170 bolsas e o coordenador de captação de doadores do órgão, Marcos Antônio de Oliveira considerou um “número expressivo da comunidade que nos socorreu em uma época de muito sufoco onde nossos níveis de estoque estavam críticos.”

Solidariedade combina com sua fantasia

A campanha agora se volta para o carnaval, época em que os bancos também precisam muito de doações. “Essas bolsas serão preparadas para abastecer nossos estoques no feriado prolongado que se aproxima”, pontua Marcos. O Hemocentro de Goiás, espera um aumento de até 30% nas doações neste período. “Os acidentes nesta época aumentam consideravelmente e já estamos antecipando nossos estoque para que possamos usa-los no carnaval”, complementa o coordenador.

Durante o período carnavalesco, o Hemocentro abrirá nos dias 30 de janeiro e 6 de fevereiro, entre as 07h30 e às 12 h0ras e no dia dia 10 de fevereiro das 07h30 às 18 h0ras.

Condições para doar

Para doar sangue é necessário que a pessoa esteja em boas condições de saúde, ter peso igual ou superior a 50 quilos, entre 16 e 69 anos de idade. É importante doador estar alimentado e ingerido alimentos leves. A primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos de idade e doadores entre 16 e 17 anos têm de apresentar autorização dos pais ou responsáveis legais. Pessoas em tratamento médico e dentário, que usem medicamentos e tenham feito viagens recentemente, entre outros critérios, também serão avaliados na ocasião da entrevista pré-doação.

As mamães que estão amamentando ou no período gestacional e quem fez tatuagem e/ou piercing, nos últimos seis meses, não podem doar sangue nesse momento. É importante lembrar que o doador não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas antecedentes a doação; deve ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24h e tenham tido um intervalo mínimo entre as doações de 60 dias, para homens, e de 90 dias, para mulheres.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo