Marconi vistoria obra da recém- construída ETE de Águas Lindas

O governador Marconi Perillo vistoriou, na última quinta-feira (13/4), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), recém-construída do município. A unidade faz parte de um conjunto de obras de saneamento, que inclui a rede de coleta de esgoto, com total de R$ 270 milhões de investimentos. Após a inauguração, que depende apenas de encaixe na agenda do presidente Michel Temer, 80% dos imóveis de Águas Lindas contarão com sistema de coleta e tratamento dos resíduos líquidos da cidade.

O custo foi compartilhado entre os governos de Goiás, do Distrito Federal e da União. A gestão da ETE será realizada por meio de um consórcio formado pela Saneago e a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb). Marconi destacou o diferencial tecnológico na ETE de Águas Lindas, com um sistema de desinfecção da água com raios ultravioletas, que eliminam 99,99% das impurezas biológicas e garantem um estado de rara qualidade dos resíduos, o mais avançado entre as estações de tratamento brasileiras.

“Essa ETE é uma das melhores estações do Brasil. É fruto de parceria, de planejamento, de sensibilidade em relação à questão ambiental e em relação à vida das pessoas. Esgoto significa menos pessoas procurando hospitais, significa saúde”, afirmou Marconi. “O maior beneficiário de um projeto dessa natureza é o povo. O esgoto e o saneamento básico reduzem as doenças infectocontagiosas. O outro beneficiário é o meio ambiente, e naturalmente a população também”, afirmou o governador.

O prefeito da cidade, Hildo do Candango, o presidente da Saneago, Jalles Fontoura; o diretor de Engenharia da Caesb, Marcos Mello; e o secretário da Secima, Vilmar Rocha, acompanharam o governador na visita. Hildo agradeceu o governador em trabalhar por uma obra que ele considera a mais importante da história de Águas Lindas, que possui apenas 20 anos de emancipação política. “Marconi é um governador municipalista, que tem feito muito pelo nosso estado. Prova disso é essa grande obra que vai trazer saúde para nossa população”, declarou o prefeito.

Vilmar Rocha afirmou que obras como a ETE em Águas Lindas são resultado de um programa de governo, que é lastreado por inovação tecnológica: “Por meio do Programa Goiás Competitivo e Inovador estamos fazendo obras de saneamento por todo Estado. O intuito é colocar Goiás entre os estados melhores do Brasil na área de saneamento básico”.

Era uma miragem

Marconi relembrou a luta que travou, há 20 anos, desde que Águas Lindas deixou de ser um distrito de Santo Antônio do Descoberto, para que a cidade tivesse oferta de água tratada. “Quando comecei o primeiro governo, em 1999, e a gente falava que esgoto em Águas Lindas era uma ‘miragem’. Porque havia um problema de água tão grave, com poceiros que vendiam água. E o primeiro enfrentamento que fizemos aqui foi resolver o problema da água, junto com a Caesb”, contou.

Depois da questão do abastecimento de água resolvido, continuou Marconi, iniciou o sonho de acabar com as fossas sanitárias na cidade e instalar uma rede de coleta de tratamento de esgotos. “Sonho que parecia muito distante, que era o esgoto. E juntamos todos e conseguimos transformar esse sonho em uma belíssima realidade”, comemorou. A inauguração, segundo o governador, vai depender da agenda do presidente da República, “já que eu, o governador Rodrigo Rollemberg, a Caesb, a prefeitura, estamos prontos”, completou.

Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo