Caught exception: Failed to save file /var/www/html/sites.goias.gov.br/wp/wp-content/cache/gantry5/blog-31/g5_padrao-institucional-2023/html/a27a52183f2f436e4f2d577f98857101.php

Marconi participa de inauguração da nova Câmara de Palmeiras de Goiás

Maria Pires Perillo, mãe do governador Marconi Perillo, falecida em 18 de julho de 2012, recebeu na tarde desta quarta-feira (29) a segunda homenagem do dia de um poder municipal. A primeira, da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, que a distinguiu com o nome de uma creche municipal. A segunda, da Câmara Municipal de Palmeiras de Goiás, que batizou sua nova sede, oficialmente inaugurada hoje, com o nome de Maria Pires Perillo, nascida na cidade em 10 de abril de 1938.

O governador compareceu à solenidade, ocorrida em tendas na porta principal da nova sede do poder legislativo, acompanhado de inúmeros parentes, dentre irmãos, tios e primos. Logo na chegada foi recepcionado por um grupo de muladeiros que compõe a comitiva Manoel Pires de Moraes, bisavô do governador e inspirador da tradicional romaria da família de dona Maria Pires Perillo entre Acreúna e Trindade. A nova Câmara Municipal de Palmeiras de Goiás foi erguida com recursos próprios do legislativo ao custo de R$ 1,7 milhão. Em móveis e equipamentos foram investidos outros R$ 250 mil.

Manoel Pires de Moraes foi o idealizador da romaria, a qual comandou até 1943, ano de sua morte. Neste ano de 2016 um grupo de netos, bisnetos e trinetos de Manoel de Moraes retomou a tradição. O objetivo é cobrir os 200 quilômetros que separam a fazenda da família em Acreúna até Trindade, com carros de bois e cavalos. Dois dos carros de bois levarão alimentos a serem distribuídos a entidades assistenciais de Trindade. O chefe da comitiva é Demoril Júnior, bisneto de Manoel Moraes.

Homenagens

O governador declarou-se emocionado com as inúmeras homenagens que Goiás tem prestado a sua mãe. Desde o seu falecimento, há quatro anos, Maria Pires Perillo já foi homenageada emprestando o nome a centros culturais, parques, conjuntos habitacionais, hospitais, creches, escolas e agora à Câmara Municipal de Palmeiras. Redigido de próprio punho, um resumido texto que aborda a trajetória da mãe foi lido pelo governador. Em alguns momentos com a voz embargada pela emoção, Marconi enalteceu os principais valores de dona Maria – bondade, caridade, amor à família, retidão de caráter e honestidade.

Não deixou de citar o desejo e cobrança constante da mãe para que um dia tivesse um diploma universitário. “Mesmo depois de já ter sido eleito governador por três vezes, ela me cobrava – troco todos esses seus diplomas de governador por um de doutor”. E completou em meio a muitos aplausos: “E eu tive a felicidade de um dia poder ter-lhe entregue o meu diploma de bacharel em Direito”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo