Marconi libera R$ 5 milhões para pesquisa e diz que inovação é prioridade para desenvolvimento

O governador Marconi Perillo afirmou hoje (9/8), durante solenidade de entrega R$ 5 milhões para pesquisadores de instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) sediadas em Goiás, que o fortalecimento econômico e social do Estado depende da criação, inovação e invenção de pesquisadores. A solenidade, realizada no 10.º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, teve a participação de professores das maiores universidades goianas e representantes de instituições de ensino superior públicas e privadas.

As pesquisas contempladas fazem parte de convênios estabelecidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o British Council e Conselhos Britânicos de Medicina (Medical Research Council – MRC) e de Biotecnologia e Ciências Biológicas (Biotechnology and Biological Sciences Research Council – BBSRC) – todos no âmbito do Fundo Newton. Além destes, também foram entregues fomentos para pesquisadores da Embrapa.

“Goiás está se tornando um Estado diferenciado com investimento e promoção de pesquisas científicas. Temos certeza de que estaremos entre os cinco maiores players do Brasil nos próximos anos. A prosperidade que estamos construindo agora será fruto desse investimentos em educação, pesquisa, tecnologia e inovação”, disse o governador. Marconi ainda frisou, durante seu discurso, que a inovação é prioridade para o governo qualificar e preparar “cidadãos para uma nova era de desenvolvimento sustentada pelo avanço científico”.

Os projetos

Os seis projetos contemplados com o fomento abrangem diversas áreas do conhecimento, incluindo agropecuária e produção de alimentos; água, saneamento e energia; expansão das fronteiras energéticas e aspectos sociais; doenças negligenciadas; e a medicina aplicada no desenvolvimento da dança. “Não temos dúvida que o efeito destas pesquisas não fica restrito ao seu objetivo. O benefício é abrangente e Goiás tende a ganhar muito com o trabalho de cada um vocês”, disse Marconi, ao se referir aos pesquisadores presentes.

A presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, afirmou que as propostas fomentadas pela Fapeg contemplam dois pontos previstos no Plano de Ação do Inova Goiás: a inovação e a internacionalização. “São ações diretamente ligadas ao investimento em pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. Beneficiam, ainda, o intercâmbio de pesquisadores e a parceria com entidades internacionais, no propósito do Goiás Sem Fronteiras”, destacou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo