Marconi entrega obras na região Noroeste e anuncia construção de porto no Araguaia

Em visita ao Vale do Araguaia, na  última sexta-feira (3/7), o governador Marconi Perillo inaugurou 38,2 km de pavimentação da rodovia GO-173, que liga Britânia a Aruanã, entregou o Centro de Operações de Divisas da região e entregou 68 unidades habitacionais. Marconi também anunciou a decisão de construir um porto na região.

Ainda em Britânia, Marconi Perillo inaugurou mais um Centro de Operações de Divisas (Code) da Polícia Militar. Criado em 2012, o batalhão é responsável por impedir que drogas e armas entrem em Goiás. De acordo com o governador, a 13.ª unidade do Code, assim como as demais, deve inibir, entre outras coisas, a entrada no Estado de drogas e armas contrabandeadas.

Marconi mencionou uma pesquisa segundo a qual aproximadamente 80% dos crimes estão relacionados com o tráfico de drogas. O Code, para o governador, serve para atacar, portanto, a raiz do problema. “O Brasil deveria ter um comando de divisas para evitar que a droga saísse da Bolívia, Colômbia, Venezuela, do Paraguai, e entrasse aqui. Se isso ocorresse, teríamos muito menos crimes, muito menos problemas no Brasil. Mas como eles não fizeram, nós fizemos aqui”, justificou.

Ao lado do Coronel Samuel Artur (Comandante Geral do Code), do Coronel Silvio Benedito (Comandante Geral da PM) e do secretário de Segurança Pública e Justiça, Joaquim Mesquita, Marconi fez um balanço de três anos de operações das outras 12 unidades. “Em três anos, o Code abordou 70.283 pessoas, 33 mil carros, quase 3 mil motocicletas, 5 mil caminhões e 580 ônibus. Quinhentas e treze pessoas foram presas em flagrante, 44 veículos roubados – ou furtados – foram recuperados, 40 armas de fogo apreendidas, 57 foragidos recapturados, 22.587 kg de maconha, cocaína e crack foram apreendidos, além de 382 ocorrências registradas”, enumerou. “Faltam 2 apenas dos que planejamos, há três anos: as bases em Itumbiara e em Cabeceiras de Goiás”, concluiu.

Mais obras

Acompanhado do prefeito Carlos Vitor Martins e Cunha (PP), de Britânia, Marconi fez a entrega simbólica de 68 moradias populares. O Governo de Goiás investiu R$ 340 mil na construção das casas. Era a contrapartida do Estado para o investimento de R$ 1,31 milhão do Governo Federal. Presidente da Agência Goiana da Habitação, Luiz Stival, mencionou o fato da obra ter iniciado na gestão do ex-presidente da Agehab (hoje deputado federal), Marcos Abrão, que também participou do evento.

Para Luiz Stival, o governador marcou suas quatro administrações à frente do Executivo com uma política sólida na área da Habitação. “O senhor pilota o maior programa de habitação que Goiás já viu”, sublinhou. “Não há nada mais importante para uma família do que uma casa própria. Une, dá conforto à família. É muito importante”, justificou Marconi Perillo.

Durante a solenidade de inaugurações em Britânia, Marconi Perillo anunciou obras que tinham sido demandadas por lideranças da Região do Vale do Araguaia. Uma delas, o Porto de Itacaiú, um distrito de Britânia, na divisa com o Mato Grosso. O lugar abriga uma das maiores pontes do Estado (748 metros), ligando o distrito à cidade de Cocalinho/MT. A construção de um porto no local deve melhorar substancialmente a economia da região.

“Trago duas notícias. Estamos fazendo o projeto do Porto de Itacaiú. A Agetop está elaborando o projeto. Segunda boa notícia: Estamos concluindo a viabilização de recursos da operação de crédito para conclusão de obras urbanas para começarmos a reconstrução da rodovia Britânia-Santa Fé – até o trevo de Jussara”, anunciou Marconi sob aplausos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo