Marconi determina retomada da meritocracia e realização de concurso


 

O governador Marconi Perillo deu continuidade à agenda de reuniões nas sedes das secretarias, discutindo, na manhã de hoje, a retomada do programa de meritocracia no Estado, a realização de concursos públicos, a convocação de aprovados e a celeridade nas ações do Goiás Mais Competitivo, na Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan). A reunião, que contou com a presença de todos os superintendentes da Pasta, aconteceu no 7º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Esta é a quinta secretaria visitada pelo governador. Desde o início do ano, ele já esteve na de Educação, Cultura e Esporte, de Segurança Pública, de Saúde e de Cidadania onde assuntos afins a cada área foram discutidos e ações encaminhadas. Antes da reunião de hoje, ele percorreu corredores da secretaria e cumprimentou funcionários. Após a reunião de mais de uma hora e meia, Marconi avaliou como positiva a ação. “Isso garante maior eficiência às nossas ações e maior qualidade dos serviços públicos”, disse.

Frisou ter solicitado ao titular da Segplan, Joaquim Mesquita, a retomada do programa de meritocracia (sistema de avaliação dos servidores para acesso a cargos de chefia). “Solicitei ao secretário que prepare todos os procedimentos para que façamos a seleção de gerentes meritocráticos em todas as áreas. Essa é uma situação definitiva”, afirmou.

Sobre concursos públicos, destacou que o Estado está em fase de contratação de metade dos concursados aprovados para a Polícia Técnico-Científica, definindo o cronograma de contratação de mais defensores públicos e da seleção para Segurança Pública. “Já estamos estruturando parceria da Segplan com a Secretaria de Segurança Pública para o concurso para de 3,3 mil vagas na área de segurança, cuja homologação do concurso deve ocorrer em fevereiro de 2017, conforme cronograma da Escola de Governo”.

Outro ponto abordado foi quanto à execução da Plataforma Logística de Anápolis e de ações do Goiás Mais Competitivo. “Estamos empenhados na finalização da plataforma e em criar uma metodologia de acompanhamento permanente de todas as fases do Goiás Mais Competitivo, que é uma vitrine deste governo. Todo o cronograma e ferramentas já estão definidos. Agora vamos analisar as fases seguintes e agendar reuniões mensais para avaliações”, frisou.

Além destes assuntos, Marconi discutiu também ações relacionadas ao trabalho do Instituto Mauro Borges, da Escola de Governo Henrique Santillo, políticas de Pessoal e de Gestão. Destacou também a importância da Segplan para o governo.  “Esta secretaria é o coração do governo. É muito estratégica para o Estado. Aqui se discutem metodologias modernas e eficientes de gestão e é onde se cumprem os princípios da alta administração pública: economicidade, transparência, modernização e desburocratização”.

Planejamento

O governador ainda avaliou a importância do planejamento no desenvolvimento do Estado: “Nossos governos foram marcados por Planos Plurianuais, que são planejamentos de médio prazo. Estas ferramentas foram úteis para Goiás chegar ao estágio que chegou. Ninguém duvida de que nos fizemos uma transformação histórica, com planejamento. Goiás é um Estado completamente diferente daquele Estado de 20 anos atrás. Hoje é moderno e eficiente”.

Ele ressaltou a importância e a abrangência do Vapt-Vupt, programa gerido pela Segplan. “O serviço é o mais amplo e eficiente de todo Brasil. São Paulo foi quem instituiu primeiro este tipo de serviço, com o Poupa Tempo. Este Estado tem apenas 20 unidades do Poupa Tempo, para uma população de cerca de 40 milhões de habitantes. Goiás, com quase 7 milhões de habitantes, tem 73 unidades do Vapt Vupt. Isso significa o comprometimento do governo em prestar serviço de qualidade aos usuários de serviços públicos e à população em geral”.

Segundo o governador, Goiás está próximo de chegar ao 8° lugar do ranking dos maiores PIBs do País, apesar da crise econômica que atravessa o Brasil. “Vamos usar a crise como oportunidade para chegar em 2018 em condições melhores que outros estados brasileiros. O trabalho do governo é para sairmos da crise e sermos mais competitivos”, declarou

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo