Caught exception: Failed to save file /var/www/html/sites.goias.gov.br/wp/wp-content/cache/gantry5/blog-31/g5_padrao-institucional-2023/html/0f085f06a28448a0a406d8d435566b28.php

Marconi destaca avanços ambientais no Agenda Goiás em Aruanã

O governador Marconi Perillo participou, na manhã desta quarta-feira, dia 19, da abertura do 4º Fórum do Projeto Agenda Goiás – Participação e Competitividade, em Aruanã, Região Noroeste do Estado. Com o tema Meio Ambiente, o fórum teve palestras dos professores e ambientalistas Sérgio Abranches e Ricardo Abramovay. Realizado pela Organização Jaime Câmara, com o apoio do Governo de Goiás e do Sebrae, o fórum realizado no Clube do Sesi teve a participação de todos os prefeitos da região.

Marconi disse que está se iniciando um debate voltado ao futuro, semelhante ao que ocorreu há dez anos quando, juntamente com o Grupo Jaime Câmara, foram discutidos importantes temas para a caminhada de Goiás nos últimos anos.“Agora em 2015, nós estamos encerrando o ciclo da primeira Agenda Goiás e, ao mesmo tempo, iniciando os debates para um novo planejamento com olhar para o futuro”, disse. Fruto dessa agenda de dez anos atrás, Marconi considera que o Estado experimentou um desenvolvimento muito intenso não só na economia (que nos últimos 16 anos registrou crescimento no PIB e nas exportações) assim como na área do desenvolvimento humano e na redução das desigualdades sociais.

Meio Ambiente

Como exemplos de ações de destaque na área da preservação ambiental, defesa da fauna e flora e práticas de sustentabilidade adotadas em suas administrações, o governador citou ainda a quota zero para transporte de pescados, cuja lei foi sancionada em 2013 e o ICMS Ecológico. “No início da nossa última gestão, aprovamos a Lei do ICMS Ecológico. Hoje são mais de 70 prefeituras que se beneficiam pelas boas práticas ambientais”.

Outra agenda positiva recordada por Marconi foi a do saneamento ambiental. Em 1999, o Estado tinha somente 12 estações de tratamento de afluentes. Hoje, são 82 estações, ou seja, em suas administrações, foram construídas outras 70 estações. Com orgulho, afiançou que Goiânia deverá ser uma das primeiras cidades no Brasil a contar com mais de 90% de esgoto coletado e tratado com as obras que foram feitas e estão em andamento. “Isso – salientou – acontece em todas as regiões do Estado, especialmente nas cidades lindeiras (divisas) a grandes mananciais”, observou.

O prefeito de Aruanã, Paulo Valério da Silva, disse que a presença do governador na abertura dos debates do Agenda Goiás na cidade “demonstra o seu comprometimento com a causa ambiental e engrandece o fórum”. Ele enumerou algumas ações do governo na área ambiental que “fazem e farão a diferença em Goiás”.

O secretário do Meio Ambiente, Vilmar Rocha, também falou dos projetos realizados, daqueles que estão em andamento e do planejamento do governo para a área ambiental. Destacou a distribuição de 117 mil mudas de plantas do Cerrado em todo o Estado com a promessa de que, até 2018, sejam plantadas mais de um milhão de espécies nativas. O presidente do Sebrae-GO, Igor Montenegro, reconheceu os esforços do governador para manter uma agenda positiva em defesa do meio ambiente. “Somos testemunhas das dezenas de boas ações praticadas em seus governos. É preciso que o Brasil se espelhe neste trabalho de Goiás”, elogiou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo