Marconi afirma que dinheiro da Celg será investido em ações fundamentais

Ao conceder hoje entrevista ao programa Na Hora do Almoço, do radialista Sandes Júnior, na TV Serra Dourada, o governador Marconi Perillo afirmou que o dinheiro proveniente da privatização da Celg será utilizado para conclusão de obras e melhoria de setores fundamentais para a vida dos cidadãos, como saneamento básico, estradas, duplicações, hospitais, escolas, e o sistema prisional. Com relação ao sistema prisional, destacou que o governo estadual quer construir mais um presídio além dos quatro que estão em construção. Será em Planaltina de Goiás, com mais 388 vagas.

Ele também detalhou as obras rodoviárias em construção e falou da relação republicana com os prefeitos. Marconi já recebeu 157 prefeitos dos 246 eleitos e reeleitos, em audiências individuais. Conforme destacou, até a primeira quinzena de fevereiro deverá ter recebido os gestores de todas as cidades goianas.

Recursos da Celg

É muito importante que todos saibam que a Celg é administrada pelo governo federal desde janeiro de 2012. Há cinco anos a Celg é administrada pela Eletrobrás. O governo federal tinha 51% das ações e o governo estadual 49%. Essas ações foram vendidas para uma empresa gigante de energia no mundo, a Enel, e nessa privatização essa empresa assinou o compromisso de investir R$ 3 bilhões nos próximos três anos. Isso vai ser muito importante porque vão investir esse dinheiro na construção de novas subestações, mais linhas de distribuição, melhorando a eficiência energética dos consumidores, que querem que seus aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos funcionem. Quando se tem interrupções de energia isso pode queimar aparelhos. O que acertamos com eles é que vai haver uma melhora significativa do ponto de vista de investimentos. Então vai ser muito para melhorar o atendimento à população goiana que precisa de energia de qualidade.

Mas existem muitas empresas também que necessitam de energia para fornecerem empregos. Quantos proprietários rurais querem ampliar suas lavouras, ampliar suas irrigações, e dependem de energia. Quantas indústrias precisam se instalar em regiões estratégicas que precisam de mais investimentos? Com essa privatização vem dinheiro de fora, não é dinheiro público; e esse dinheiro vai ser muito importante. Quanto aos valores da privatização em si, estamos fazendo um rigoroso planejamento para investirmos esse dinheiro em conclusão de obras importantes: saneamento básico, estradas, duplicações, hospitais, escolas, sistema prisional. Ele será rigorosamente investido em ações que são fundamentais para a vida das pessoas.

Rodovias

Nós temos um programa de manutenção permanente das estradas. Ano passado nós disponibilizamos cerca de 250 milhões de reais. Para este ano, estamos prevendo 300 milhões de reais. Eu vou cobrar, cada vez mais, das áreas responsáveis que esses recursos sejam investidos e que todas as estradas estejam em bom estado. Nós também estamos disponibilizando este ano algo em torno de 400 milhões de reais para a reconstrução de mais um lote de pelo menos mil quilômetros de rodovias velhas e que precisam não só de operações de manutenção corriqueira, mas de reconstrução.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo