Luziânia se mobiliza no combate ao Aedes

A Secretaria de Saúde de Luziânia promove de hoje (30/5) até sábado ( 4 de junho), uma maratona de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. O primeiro evento será um seminário a partir das 9 horas na Câmara Municipal, reunindo técnicos locais e de cidades vizinhas, da Secretaria da Saúde de Goiás e do DF e representantes da sociedade, com o intuito de sensibilizar a comunidade no combate ao mosquito.

Em seguida, começa a ação para eliminar os focos de Aedes, com visitas aos domicílios da cidade. O secretário municipal de Saúde, Watherson Roriz de Oliveira, informa que Luziânia conta com 120 mil imóveis e a meta é vistoriar cerca de 70% deles. A operação contará com 350 profissionais do Exército, Corpo de Bombeiros e agentes de Endemias de Luziânia e de mais quatro cidades vizinhas: Valparaíso, Novo Gama, Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto.

Watherson explica que a ação desta semana é mais uma etapa da força-tarefa Goiás contra o Aedes, desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Estado de Goiás. De janeiro a maio deste ano, os agentes de endemias vistoriaram 95.300 imóveis, recolhendo cerca de 300 toneladas de lixo. Como resultado, o índice de infestação de focos do Aedes caiu de 3,9% em janeiro para 0,39% em abril. O secretário explica que o principal problema enfrentado pela SMS no combate ao Aedes consiste no número de imóveis fechados. “Parte da população trabalha no Distrito Federal e as residências ficam sem nenhum morador durante a semana. Por isso há equipes trabalhando nos sábados e domingos”, diz Watherson.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo