José Eliton discute conclusão de obras do Sistema Corumbá

O governador em exercício, José Eliton, participou na quarta-feira (11/1), em Brasília, de audiência com o ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, Torquato Jardim. No encontro, foram discutidas questões para viabilizar a conclusão das obras do Sistema de Abastecimento de Água Corumbá. O sistema permitirá a produção de 2,8 mil litros de água por segundo. Cerca de 1,3 milhão de habitantes serão beneficiados nas cidades satélites Gama e Santa Maria, no Distrito Federal, além de todo o Entorno Sul, que compreende os municípios goianos de Luziânia, Novo Gama, Valparaíso e Cidade Ocidental.

As obras são executadas por meio de parceria entre Governo de Goiás/Saneago e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Segundo José Eliton, a reunião foi produtiva. “Tratamos de questões muito importantes. São obras de grande relevância para população. Os esforços são fundamentais para garantir segurança hídrica para a região do Entorno do Distrito Federal”, avaliou.

Ao longo do processo de construção, a então Controladoria-Geral da União elaborou relatório indicando irregularidades em licitações da obra e por isso a transferência de recursos foi suspensa. Na reunião desta quarta-feira, os dirigentes de Goiás e Distrito Federal pediram o apoio do Ministério para que obra, que é de suma importância para todo o Entorno do DF, possa ser retomada.

Também estiveram presentes o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, o presidente da Saneago, José Carlos Siqueira, o presidente da Caesb, Maurício Luduvice, entre outras autoridades. As obras incluem a construção de uma adutora de 28 quilômetros de extensão que vai captar água do Lago Corumbá 4, em Luziânia, e levar para Valparaíso, além de estação elevatória bruta, estação de tratamento de água, linhas de transmissão elétrica para alimentar a captação, subestação elétrica e equipamentos complementares.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo