Instituto Sócrates Guanaes faz aniversário e comemora três anos à frente do HDT

O Instituto Sócrates Guanaes (ISG), Organização Social que administra o Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) e também o Condomínio Solidariedade, completa 15 anos de fundação. Neste mês, a OS também celebra três anos à frente do HDT. Com o ISG a frente da gestão, o HDT se tornou exemplo de transformação e atualmente é reconhecido com prêmios e títulos nacionais.

Em julho de 2012, o Hospital estava em situação de interdição por órgãos fiscalizadores como o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) e Vigilância Sanitária. Referência em Infectologia, o Hospital foi o primeiro desta especialidade no Brasil a receber o certificado de acreditação ONA. A qualidade do atendimento também é destaque. Pesquisas de satisfação dos usuários do serviço indicam superação das metas e excelência nas atividades desempenhadas. O cumprimento das metas previstas no contrato com a SES-GO também são avaliados de forma positiva.

As mudanças em curto espaço de tempo permitiram a legitimação nacional do trabalho desenvolvido no HDT com menção honrosa do Ministério da Saúde em concurso de Humanização. E posteriormente, numa revolução de qualidade de processos e métodos, veio a Acreditação pela ONA. “Temos consciência de que muito foi feito, mas ainda há muito o que fazer”, afirma o Superintendente Técnico-Científico, André Guanaes. Ele lembra que a unidade conta com uma equipe especializada e comprometida, o que contribui com o trabalho.

Experiência

Além do HDT, o ISG é responsável pela gestão do Condomínio Solidariedade. Em quase um ano e meio, a Casa de Apoio para pacientes com doenças infecciosas e dermatológicas passou por reformas e adequações para se tornar também uma unidade de saúde de retaguarda da SES-GO em Cuidados Paliativos e Ambulatório Especializado em Doenças Infecciosas. No Rio de Janeiro, O ISG administra o Hospital Estadual Roberto Chabo, localizado em Araruama, e o Hospital Azevedo de Lima, em Niterói, ambos unidades de grande porte, em média e alta complexidade.

Qualificado como Organização Social de Saúde (OSS) na Bahia, Sergipe, Paraíba, Goiás, Santa Catarina e Rio de Janeiro, o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) promove saúde com eficiência do privado e espírito público há 15 anos. Nesse tempo, o ISG formou mais de 700 alunos em medicina, enfermagem, fisioterapia e nutrição, mais de 3.900 pessoas no curso “Hands On”, e pós-graduou 400 especialistas no setor de Saúde Multidisciplinar. Geriu cerca de 7.400 colaboradores, confirmando a filosofia do instituto de “formar gente para cuidar de gente” e “promover saúde através da educação”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo