Instituições de ensino superior poderão divulgar Portal da Transparência

As instituições privadas de ensino superior de Goiás poderão inserir nos seus portais e nas news letters eletrônicas que publicam um link específico para acesso ao Portal da Transparência do Governo de Goiás (www.transparencia.go.gov.br). A sugestão foi apresentada pelo conselheiro Jorge de Jesus Bernardes, representante do Fórum de Universidades Privadas, na reunião do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção realizada hoje (11/6) na sala de reuniões do Conselho de Educação, no Palácio de Prata, na Praça Tamandaré.

Ainda esta semana, a Secretaria Executiva do Conselho de Transparência vai oficiar à entidade representante das instituições privadas de ensino superior, solicitando a inclusão do link do Portal da Transparência em seus sítios e boletins eletrônicos. A ideia é informar de modo direto e objetivo à comunidade universitária que as ações, realizações e contas governamentais estão disponíveis e devem ser acompanhadas e fiscalizadas pela sociedade. Além disso, a medida significa mais uma ação com o objetivo de estimular o controle social do governo pela população. Segundo Jorge Bernardes, cerca de 75% dos alunos universitários de Goiás frequentam atualmente universidades e faculdades privadas.

Transparência

Ainda na reunião do Conselho de Transparência, presidida pelo secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Adauto Barbosa Júnior, foram tratados outros temas relacionados ao avanço da transparência dos atos governamentais. Um deles foi referente ao índice de transparência calculado pela Organização Não-Governamental Associação Contas Abertas, que avalia os portais de transparência dos Estados e capitais do País. Adauto Barbosa explicou que o Portal do Governo de Goiás avançou muito no que diz respeito aos conteúdos e agora vai melhorar o acesso e a usabilidade das informações, bem como a frequência de atualização e as séries históricas disponíveis

Os membros do Conselho receberam informações também sobre índices de avaliação de efetividade das ações governamentais da União e dos governos estaduais, elaborados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A apresentação foi feita pelo conselheiro Paulo Henrique Nogueira, representante do TCU. Nogueira mostrou índices e dados sobre as realizações e avanços nas diversas áreas em que são utilizados recursos do governo federal e/ou em conjunto com os Estados e municípios, como educação, saúde, segurança pública, habitação, agropecuária, meio ambiente e outras.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo