Inscrições para mais 10 mil Bolsas Universitárias estão abertas e vão até dia 24

O Governo de Goiás, através da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), abre hoje (16/2) processo seletivo 2017/1 do Programa Bolsa Universitária (PBU). Serão oferecidas 10 mil bolsas, sendo 9 mil parciais e mil integrais. As inscrições, que prosseguem até dia 24 de fevereiro, devem ser feitas somente no site da OVG. Objetivo da gestão estadual é contemplar 200 mil estudantes até o ano de 2018. “Vamos trabalhar para chegar ao fim de 2018 com 200 mil estudantes beneficiados pelo Bolsa Universitária”, afirmou o governador Marconi Perillo.

Após acessar o site, o estudante deve clicar no Portal Bolsa Universitária, no lado direito da página, e entrar em Inscrições. O candidato precisa ler com atenção o edital para se inteirar de todos os requisitos exigidos para concorrer a uma bolsa de estudos. O edital contém todas as informações e esclarecimentos sobre o assunto. O próximo passo é clicar no link para preencher o formulário de inscrição. Após concluir o preenchimento, deve imprimir o formulário.

Podem concorrer ao benefício estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas ou em fundações municipais que cobram mensalidade, situadas em todo o Estado de Goiás e parceiras do PBU. O critério socioeconômico é sempre o principal parâmetro de avaliação para a seleção dos beneficiados. Estão aptos a concorrer à bolsa universitários que comprovem renda familiar de até seis salários mínimos, para pleitear a bolsa parcial; e de até três salários mínimos, para concorrer à bolsa integral.

Parcerias e contrapartida

Para beneficiar estudantes de 224 municípios goianos estão cadastradas 75 Instituições de Ensino Superior. Para as contrapartidas dos bolsistas, a OVG tem parceria com 1,2 mil entidades  para que os bolsistas possam a atuar em instituições governamentais ou não governamentais, cumprindo jornada compatível com seus horários na escola ou no emprego. Recentemente, o governador Marconi Perillo ressaltou que a Bolsa Universitária é uma grande ferramenta de “democratização de oportunidades” e a melhor experiência de gestão governamental, copiada por aproximadamente 20 estados da federação e que serviu de base para o lançamento, em nível nacional, do Prouni.

A meta do PBU é beneficiar 200 mil estudantes até 2018. “Vamos trabalhar para chegar ao fim de 2018 com 200 mil estudantes beneficiados pelo Bolsa Universitária”, afirmou o governador Marconi Perillo. O programa é destinado a alunos matriculados em instituições particulares de ensino superior no Estado de Goiás ou em fundações que cobram mensalidade. Os incluídos foram selecionados com base em critérios socioeconômicos definidos pelo PBU.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo