Identidade Jovem beneficiará 18 milhões de brasileiros

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) lançou no dia 6 de dezembro o Programa Identidade Jovem (ID Jovem), que permite o pagamento da meia tarifa em eventos artístico-culturais e esportivos. O evento foi realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a participação de gestores públicos, representantes de movimentos estudantis, conselhos de juventude e empresas parceiras, como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Caixa Econômica Federal.

Por meio do programa, jovens de baixa renda terão direito à reserva de duas vagas gratuitas e duas com desconto em viagens interestaduais. Podem se inscrever jovens de 15 a 29 anos, com renda mensal de até dois salários mínimos, inscritos no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O cadastro do ID Jovem será gerenciado pela Caixa Econômica Federal. O documento é disponibilizado gratuitamente através do APP ID Jovem ou pelo site do programa. Para atender os jovens de regiões sem acesso a internet será disponibilizada uma versão em cartões físicos confeccionados em material plástico.

Para realizar o cadastro via internet, é preciso acessar o site da ID Jovem – www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem e preencher todos os dados solicitados, incluindo o número do Número de Identificação Social – NIS. Neste caso, é necessária a impressão do cartão, pois é obrigatória a apresentação do documento no momento da aquisição dos ingressos ou passagens.

Já pelo APP ID Jovem, disponível para dispositivos móveis Android, IOS e Windons Phone, basta preencher as informações e fazer o download da imagem do cartão. Após salvo no dispositivo móvel, o cartão pode ser utilizado no modo off-line ou ser impresso. Além disso, no momento da utilização do benefício é necessária a apresentação de um documento de identificação oficial com foto. A Identidade Jovem possui validade de 30 dias, após esse período é necessário revalidar o documento.

Beneficiários

A estimativa da SNJ é de que o Programa ID Jovem atenda mais de 18 milhões de jovens brasileiros. De acordo com o Secretario de Governo, Tayrone Di Martino mais de 400 mil jovens goianos serão beneficiados pelo programa. Tayrone pontua que o documento de identificação dos jovens veio para garantir o acesso aos benefícios já previstos no Estatuto da Juventude e para atender as demandas observadas durante a 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude (CONFJUV).

“Goiás destacou-se no cenário nacional. Reunimos mais de 10 mil jovens nas etapas da CONFJUV, que foram instigados a pensar de forma crítica e construtiva. Como resultado das atividades os jovens apresentaram sugestões para a implementação e ampliação de várias ações em prol da juventude goiana e brasileira”, afirma Tayrone. O ID Jovem será coordenado por um Comitê Gestor, composto pelos Estados e o Distrito Federal. Em Goiás, comando do Comitê ficará a cargo da Secretaria de Governo – Segov.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo