Hugol já atende os primeiros pacientes

Maior hospital de urgências da Região Centro-Norte do País, o Hospital de Urgências Otávio Lage (Hugol) abriu ontem (6/7) suas portas para atendimento da população. No primeiro dia de funcionamento, atendeu mais de duas dezenas de pacientes. O processo é progressivo de acordo com a demanda. Conforme o crescimento dos encaminhamentos, a unidade passa a disponibilizar as demais alas, completando assim, sua capacidade total.

O Ministério da Saúde se comprometeu a repassar cerca de R$ 32 milhões neste primeiro ano de atividade do hospital. Já nos próximos anos, o compromisso é de R$ 95 milhões por ano, para contribuir com o custeio dos gastos operacionais da unidade a partir de 2016. O governador Marconi Perillo agradeceu a sensibilidade do Governo Federal, que fez um estudo prévio sobre como poderia contribuir com o projeto, ao tomar conhecimento da sua total construção e aquisição de equipamentos de última geração, feitos pelo Governo de Goiás. Marconi ainda disse estar cumprindo um dever de natureza constitucional, ao priorizar o cuidado com a saúde da população. “Estamos abrindo as portas do mais moderno hospital da região Centro-Norte do País. O Hugol vai atender pelo SUS a população que tanto precisa de socorro diante das situações de urgência e emergência”, exaltou.

Marconi Perillo ainda anunciou que, até o final de seu atual mandato, a rede Hugo contará com dez hospitais desta natureza, em todo o Estado; outros dez Ambulatórios de Especialidades Médicas (AMES) e outros dez Credeqs (voltados para a recuperação de dependentes químicos) serão entregues. E ainda recordou que atualmente cinco hospitais estaduais contam com acreditação da ONA (Organização Nacional de Acreditação).

O diretor geral do Hugol, Hélio Potenciano, explicou que a unidade começa a funcionar com capacidade gradativa de atendimento, feita de acordo com a demanda e com a complexidade dos casos atendidos. A princípio, a unidade disponibiliza 172 leitos e 197 médicos em esquema de plantão, prontos para o atendimento dos casos de urgência e emergência.

Hugol em números
510 leitos sendo 360 leitos de internação (enfermaria),
86 leitos de UTI (sendo 20 leitos de pediatria e 7 para queimados)
21 consultórios médicos
21 salas cirúrgicas
58 boxes de emergência
21 consultórios de retorno
3 mil profissionais sendo 497 médicos

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo