Hugol atende 523 pessoas na primeira semana


 

Em uma semana de funcionamento, o Hospital de Urgências Otávio Lage de Siqueira (Hugol) atendeu 523 pessoas. Destas, 64% residem na capital e as demais, em municípios da Região Metropolitana de Goiânia e do interior do Estado. O diretor-geral do Hugol, Hélio Ponciano Trevenzol, destaca que parte dos pacientes com traumas graves e problemas clínicos emergenciais, foram plenamente assistidos no próprio hospital. Outra parcela dos pacientes, com questões consideradas mais simples, foi atendida e referenciada para as unidades básicas de saúde, aptas a prestar assistência para os casos caracterizados como primários.

O funcionamento do Hugol como hospital especializado em casos de urgência e emergência tem sido na prática, um dos grandes desafios da diretoria e dos demais profissionais da unidade. Hélio Ponciano Trevenzol assinala que, sete dias após a inauguração, muitos pacientes com agravos simples têm procurado espontaneamente a unidade ou mesmo sido encaminhados por equipes dos Centros de Assistência Integral à Saúde (Cais) ou dos Centros Integrados de Assistência Médico-Sanitária (Ciams). “As pessoas, de maneira geral, precisam entender que o Hugol tem um perfil a ser cumprido. É um hospital dotado de equipamentos de ponta e com profissionais especializados, prontos a prestarem atendimento às vítimas graves”, assinala o diretor-geral.

Hélio Ponciano ressalta que, ao seguir fielmente o perfil para o qual foi estruturado, o Hugol tem condição de prestar um benefício maior à população. Dos 523 atendimentos que aconteceram desde 6 de julho, 142 resultaram em internações. Até às 12 horas desta segunda-feira, 13 de julho, 95 pessoas permaneciam internadas. O diretor-geral prevê que em mais uma semana de funcionamento, os primeiros 172 leitos da unidade estejam totalmente ocupados. Os 20 leitos da unidade de terapia intensiva (UTI) já estão ocupados. Na primeira semana, foram realizadas 77 cirurgias, a maioria ortopédica, de grande porte. Somente no sábado foram realizadas 19 cirurgias e no domingo, outras nove. Na manhã desta segunda-feira foram feitas 5 cirurgias simultâneas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo