Hugo é 5º hospital do Estado a receber Acreditação

Em uma semana, dois hospitais públicos de Goiás geridos por Organizações Sociais (OSs) receberam certificado de Acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Na tarde de segunda-feira (12/12), em evento no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) recebeu o certificado de Acreditação pela ONA, e é agora o quinto hospital público de Goiás a recebê-lo. Na última segunda-feira, dia 5 de dezembro, o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) foi acreditado no Nível 3 – nível de excelência.

“Se há algo que precisa ser visto com sensibilidade, humanidade e respeito é a área da Saúde. A Saúde não pode só ficar na boca dos políticos como discurso. É preciso partir para a prática e fazer as mudanças que são necessárias com coragem cívica, determinação, vontade política e boa equipe. E foi o que fizemos aqui em Goiás”, afirmou Marconi. “Quantas pessoas vivem hoje graças à transformação que fizemos? Porque os aparelhos de diagnóstico funcionam bem, porque não faltam insumos, médicos, enfermeiros, as infecções foram reduzidas. Isso é o maior compromisso que podemos ter com a cidadania: que é o de efetivamente aplicar bem os recursos públicos em favor das pessoas. Estou muito feliz. Tinha certeza que conseguiríamos”, comemorou.

Desde que passou a ser administrado pela OS Gerir, em 2012, o Hugo realizou 56.500 cirurgias até agora, foi completamente reformado, humanizado e ampliado. Possui, hoje, 400 leitos de enfermaria, e mais 70 de UTI. O superintendente do Instituto Gerir, Dr. José Mário Meira Teles, afirmou que a política de Organizações Sociais na Saúde é sólida. Lembrou que, antes de ser gerido por OS, o Hugo tinha sérios problemas de infraestrutura, e enfrentava uma greve de anestesistas.

Comprometimento

Diretor do Hugo, Ciro Ricardo Pires de Castro afirmou estar emocionado com a conquista do hospital. “Estou no Hugo desde o primeiro plantão daquele hospital, há mais de 25 anos. O amor, o comprometimento do governo estadual e da nossa equipe transformou para muito melhor a realidade do Hugo”, disse. Ele agradeceu e elogiou o governador por sempre ter tido a humildade de ouvir a equipe do Hugo, e buscado sempre ajudar, fazendo contato pessoalmente ou por telefone, constantemente.

O secretário estadual da Saúde, Leonardo Vilela, lembrou que há alguns anos o Hugo vivia uma realidade tão difícil que quase chegou a ser interditado. “Como médico e como cidadão, eu jamais imaginava que seria possível uma transformação naquele hospital em tão pouco tempo”, observou. O diretor do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), Christian Ferreira, disse que a realidade vivenciada por Goiás de transformação na área da Saúde se destaca no país, e lamentou que outros estados ainda não tenham adotado o modelo de gestão compartilhada com OSs.

Ele também anunciou que a ONA passa a ter, a partir de agora, reconhecimento internacional. “Logo, essas unidades acreditadas pela ONA passam a ter, também, reconhecimento internacional”, frisou. Ao encerrar o evento, Marconi homenageou o ex-governador Henrique Santillo, responsável pela construção do Hugo. “Esse título eu dedico ao Santillo e a todos os trabalhadores do Hugo”, disse.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo