Hospital de Urgências de Santa Helena comemora cinco anos

O Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), que fica em Santa Helena, comemorou cinco anos de inauguração no início deste mês. Para homenagear todo o trabalho realizado ao longo destes anos foi organizado um evento com atendimentos de saúde, na praça do município, no dia 1º de julho. A iniciativa contou com a participação de todos os diretores do Hurso: Reginaldo Costa Biffe (diretor geral), Rodrigo Gomide (diretor técnico), Maria Cândida Brum (diretora administrativo financeira), Thaísa Cristian Afonso (diretora administrativa) e Luis Otha Amaral (diretor de apoio e hotelaria).

A dermatologista Renata Araújo Asmar Rodrigues orientou as pessoas quanto aos cuidados para prevenir doenças de pele, principalmente o câncer. E ainda distribuiu amostras gratuitas de protetores solares. Da equipe multidisciplinar, a terapeuta ocupacional Adriely Vaz realizou uma brincadeira de memorização, e as nutricionistas Marianne Rossi Pereira e Zilaine Carneiro orientaram quanto aos cuidados com a alimentação saudável e como esta pode mudar o corpo para um fortalecimento e imunização, com consequente qualidade de vida e envelhecimento mais saudável.

A psicóloga Emanueli Sperandio promoveu uma atividade sobre a saúde mental, de como lidar melhor com os sentimentos, e a fonoaudióloga Daiane Roque alertou sobre os cuidados com a disfagia (uma condição comum em pacientes com doenças neurológicas e naqueles com tumores ou traumas da boca ou garganta). A assistente social Kerla Hibbler tirou dúvidas dos visitantes e explicou a importância da presença do setor de Serviço Social no hospital. A enfermeira Lourdes Helena Pimenta, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), ensinou como é a forma correta da lavagem das mãos, entre outros cuidados de higiene quando estiver dentro da unidade de saúde. Lourdes ainda distribuiu amostras de álcool em gel.

Já as farmacêuticas Daniela Couto e Carla Marsura lembraram a todos o mal que faz o uso indiscriminado de remédios sem prescrição e acompanhamento médico, além da necessidade de remédios para a pressão alta na terceira idade. “Percebemos durante a ação que muitos estavam com a pressão alta e vimos a necessidade de também tocar nesse assunto”, explicou Daniela. Também marcaram presença no evento os palhaços da Pax Santa Helena, o Universo da Alegria. O grupo garantiu a diversão dos visitantes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo