HGG oferece serviços gratuitos no Dia Mundial do Diabetes

Aferição de pressão, teste de diabetes e orientações médicas são os principais serviços oferecidos hohe (11/11) entre 7 e 16 horas no Hospital Geral de Goiânia (HGG). Iniciativa leva em conta o Dia Mundial do Diabetes. Durante todo o dia, profissionais da saúde estarão à disposição do público para orientações nutricionais e médicas, avaliação do Pé Diabético e exames bucais. A ação será realizada em uma tenda armada no estacionamento do hospital.

A Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostra que o diabetes atinge 9 milhões de brasileiros – o que corresponde a 6,2% da população adulta. As mulheres (7%) apresentaram maior proporção da doença do que os homens (5,4%) – 5,4 milhões de mulheres contra 3,6 milhões de homens.

O diabetes é uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. O distúrbio acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar as células, para ser utilizado como fonte de energia.

O Hospital Alberto Rassi é um dos poucos no País com um Programa (específico) de Atenção ao Pé Diabético. O programa existe há 16 anos e visa evitar ulcerações e mutilações causadas por complicações decorrentes do diabetes e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. O programa atende a uma média de 80 pacientes mensalmente. Nos casos mais graves esse atendimento é feito semanalmente.

Para ser atendido no HGG, o paciente deve passar primeiro por uma unidade de atendimento básico de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) onde será atendido por um clínico geral. Em seguida o paciente deverá conseguir um encaminhamento para um especialista, e deverá ainda estar regulado no município que dará sequência ao tratamento.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo