Hemocentro de Goiás fará coletas de sangue também em cidades do interior

As cidades de Morrinhos, Porangatu, Jandaia, Pirenópolis, Mineiros e Goiânia terão coletas especiais do Hemocentro. Nas cidades de Porangatu e Mineiros as ações serão destinadas ao cadastro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). “O procedimento é simples. É retirado apenas cerca de 5 ml de sangue do doador que será incluído no banco de dados nacional, que, em muitos casos, é o único recurso para salvar a vida de quem sofre de graves doenças”, explica o diretor administrativo do Hemocentro, Arione de Paula.

Qualquer pessoa pode ajudar. Para isso é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e gozar de boa saúde. Para se cadastrar, o candidato a doador deverá procurar o Hemocentro mais próximo de sua casa, onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (de 5 a 10 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador).

Os dados do doador são inseridos no cadastro do Redome e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir-se quanto à doação. O transplante é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue como leucemias, anemias graves e outras doenças. O procedimento consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável.

Coletas de sangue

As demais coletas de sangue agendadas servirão para repor os estoques do precioso líquido que salva vidas. “Precisamos de muitos voluntários. Uma única bolsa de sangue é capaz de salvar quatro vidas”, completou Arione.

Podem doar sangue pessoas com peso mínimo de 50 quilos, que tenham entre 18 e 69 anos. Também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos havendo o consentimento formal do responsável legal. O candidato não deve estar cansado, não deve ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não deve estar em jejum. O doador deve levar um documento oficial com foto.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo