Governo de Goiás vai investir R$ 20 milhões no turismo em 15 municípios

O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, vai investir R$ 20 milhões em obras de infraestrutura nos municípios de Acreúna, Aragarças, Buriti Alegre, Caldas Novas, Carmo do Rio Verde, Cocalzinho de Goiás, Colinas do Sul, Gameleira de Goiás, Matrinchã, Mozarlândia, Mundo Novo, Nova Crixás, Padre Bernardo, Rio Quente e Uruaçu. Os recursos serão aplicados para construção de parques, praças, terminais rodoviários, obras de pavimentação, ciclovia, centro cultural, entre outras.

As ordens de serviço foram assinadas nesta segunda-feira, 28, no Palácio das Esmeraldas, pelo secretário da Casa Civil, José Carlos Siqueira, que representou o governador Marconi Perillo na solenidade. Marconi estava em Brasília, onde participou de um encontro dos governadores com o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. Os recursos foram obtidos por meio de empréstimo junto ao Banco do Brasil.

“Esse recurso vai beneficiar não apenas os 280.620 goianos, mas toda a população ‘flutuante’ dos municípios contemplados, que podemos multiplicar por cinco”, afirmou José Carlos Siqueira, em relação aos visitantes das cidades turísticas. “Investir no turismo em Goiás é investir em uma cadeia produtiva ampla e diversificada. Estas 23 obras de infraestrutura resultarão em maior competitividade e atratividade aos destinos turísticos, garantindo emprego aos goianos e bem-estar aos turistas que visitam o nosso Estado”, apontou.

Siqueira falou também sobre a importância dos investimentos no Turismo para a geração de empregos em Goiás. “No período de 2010 a 2013, o total de empregos formais no Estado cresceu 15% enquanto no turismo o aumento foi de 23%. Em 2014, este setor representou 5,3 bilhões do PIB estadual”, revelou.

Importância

Discursando em nome dos prefeitos, Evandro Magal, prefeito de Caldas Novas, ressaltou a importância dos recursos, tendo em vista o momento de crise econômica, pela qual passa o Brasil. Ele agradeceu o governador pelo empenho em buscar investimentos, mesmo diante do quadro econômico atual. “Esse recurso chega em um momento muito importante, de crise, de dificuldade. Marconi tem sido um ombro amigo, um parceiro, um companheiro de todas as horas. Em 2016, Marconi continuará sendo o maior estadista, o maior municipalista da história de Goiás”, declarou.

Presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia afirmou que o investimento deve incrementar ainda mais o Turismo no Estado. Ele citou os mais de 60 mil empregos formais gerados pelo setor para ressaltar a importância dos recursos. De acordo com ele, mais de 90% das obras já estão licitadas. Afirmou que o governador age com sabedoria quando investe maciçamente em obras de infraestrutura. “[Marconi] está sempre incentivando a infraestrutura para que possamos receber bem todas as pessoas que visitam nosso Estado”, disse Garcia.

Participaram da solenidade prefeitos e representantes de todos os municípios beneficiados; a deputada federal Magda Mofatto, o deputado estadual Talles Barreto, titular da Secretaria Cidadã, Lêda Borges, o presidente da Agehab, Luiz Stival, entre outras autoridades.

O superintendente em exercício do Banco do Brasil, em Goiás, José Maria de Araújo, elogiou o fato de os recursos serem destinados não apenas para municípios onde o turismo já está consolidado. “A gente fica muito feliz por ver a importância que o governador dá a essa questão do desenvolvimento e da correção, inclusive, das desigualdades”, pontuou. Disse também que a instituição aposta nas parcerias com Goiás; “O Banco do Brasil agradece a parceria e parabeniza [o governador] por essa visão inovadora na construção da sustentabilidade do desenvolvimento de Goiás, não só hoje, mas em um futuro muito grande”, avaliou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo