Governo amplia atendimento de demandas da população

A Ouvidoria Geral do Estado registrou 703 manifestações da população no mês de julho, número recorde desde que a Controladoria Geral do Estado foi estruturada em janeiro de 2011. São demandas que vão desde um simples pedido de informação, a elogios, críticas, sugestões e denúncias. Do total, 69 demandas foram apresentadas com base na Lei de Acesso à Informação(LAI) e 634 se caracterizam como questões diversas. Em ambos os casos, as questões foram direcionadas às diferentes unidades administrativas do governo estadual.

Nos últimos quatro meses o número de manifestações da população, seja de forma geral ou com base na LAI, tem registrado crescimento. Em abril foram 324 demandas, em maio 475, em junho 472 e em julho 703. Conforme o secretário-chefe da CGE, José Carlos Siqueira, esses números demonstram o grau de confiança que as pessoas têm no governo, que está disposto a ouvir, avaliar
as manifestações e buscar a solução para os problemas. Isso é feito com atenção e empenho desde a oferta de uma simples resposta até a apuração de denúncias.

Lei de Acesso

Outro ponto destacado por Siqueira é o esforço do governo em oferecer respostas aos requerimentos de informações apresentados com base na LAI. No período de 16 de maio, quando entrou em vigor, até 31 de julho, foram registrados 184 requerimentos, dos quais 141 respondidos e 43 em andamento, com observância dos prazos fixados pela normativa. Já em relação às demais
manifestações, 45% foram solucionadas no próprio mês de julho. As demais precisam mais tempo, já que exigem avaliações mais acuradas, busca de dados, diligências e até sindicâncias para embasar as medidas a serem adotadas.

No que diz respeito aos requerimentos de informações com base na LAI, os órgãos mais demandados do Estado são Secretaria da Saúde, Secretaria de Gestão e Planejamento, Controladoria Geral do Estado, Secretaria de Estado da Casa Civil, Agência Goiana de Transportes e Obras, Secretaria da Fazenda, Agência Goiana de Habitação e Universidade Estadual de Goiás.

As pessoas podem continuar falando com o governo para manifestações gerais como sugestões, observações, críticas, elogios e denúncias e, também para requisição de informações com base na LAI. Para isso dispõem de vários canais. Um deles é o telefone 0800621513. Também os
sites dos diversos órgãos contêm link com a palavra Ouvidoria que, ao ser aberto, oferece espaço adequado às manifestações. Outro caminho é o envio de e-mail para ouvidoria@cge.go.gov.br. Finalmente pode comparecer ao Vapt Vupt no andar térreo do Palácio Pedro Ludovico, onde será atendido.

(CGE– 3201-5372)

Governo na palma da mão

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