Governador lança nova etapa do Goiás Sinalizado que beneficiará 78 cidades

Inédito no País, o Goiás Sinalizado deve levar sinalização horizontal e vertical a mais 78 municípios neste ano. O programa consiste na realização de estudos técnicos, plano e execução de sinalização horizontal (faixas de pedestre, retenção e outras) e vertical (placas) em áreas urbanas, proporcionando maior segurança viária e redução do número de acidentes.

A ordem de serviço para início imediato das obras foi assinada hoje (9/5) pelo governador Marconi Perillo, durante cerimônia de lançamento da programação oficial do movimento Maio Amarelo, no Detran-GO. Nesta nova etapa de 2016, serão implantadas 10.150 placas e demarcados 164.500 metros quadrados de sinalização horizontal. Realizado pelo Governo de Goiás, por meio do Detran, a iniciativa já beneficiou 142 municípios desde que foi lançado em 2012.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que a sinalização é uma atribuição do município. Porém, em dificuldades, poucas cidades possuem capacidade adequada de investimento. Em Goiás, somente 37 municípios têm trânsito municipalizado. Desta forma, explica, o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier, o programa é uma forma de suprir essa necessidade. “O governador Marconi Perillo, que sempre teve uma visão municipalista, mostra-se sensível às causas do trânsito e às dificuldades encontradas pelos prefeitos, sobretudo, nessa época de crise econômica”, argumenta.

Melhorias

De acordo com Manoel Xavier, a expectativa é que a implantação da sinalização crie uma nova cultura nos municípios do interior. “Vamos proporcionar aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres informações adequadas de como circular seguramente”, afirma. Ele lembra que antes da execução do trabalho, o Detran realiza estudos sobre o fluxo, realiza o projeto de engenharia visando a otimização do programa.

O trabalho de sinalização implantado pelo Detran-GO tem como pilar o plano de circulação, que busca diminuir pontos de conflitos; adequar a velocidade dos condutores à segurança da via; e aumentar a visibilidade e fluidez nos cruzamentos. Além de locais de grande fluxo e altos índices de acidentes, as equipes de engenharia de tráfego priorizam as imediações de escolas, visando oferecer melhores condições de travessias.

Governo na palma da mão

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