Goiás será referência para Organização Panamericana de Saúde

As ações de Saúde desenvolvidas em Goiás nas áreas de informação e controle dos focos do Aedes aegypti serão usadas como referência pela Organização Panamericana de Saúde (Opas). A informação é da consultora da Opas, Carolina Carvalho, durante visita hoje (10/10), ao Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann (Conecta SUS), em Goiânia.

A comitiva da Opas foi composta por Carolina Carvalho e por Juan Cortez Escalante, consultor de Análise de Situação de Saúde da entidade. Além deles, também integraram o grupo de visitantes o analista da área de Tecnologia da Informação da Secretaria da Saúde do Tocantins, Fredson Chaves, e a superintendente de Vigilância em Saúde, Liliana Fava. A equipe foi recepcionada pelo coordenador do Conecta SUS, Jean Pierre Pereira, e pelo comandante de Operações da Defesa Civil em Goiás, coronel Múcio Ferreira dos Santos.

Jean Pierre apresentou ao grupo as instalações do Conecta SUS, a forma de armazenamento das informações e as estações nas quais são disponibilizados e transmitidos os dados de saúde. O coronel Múcio Santos fez um histórico da ação Goiás contra o Aedes, desencadeada em todos os municípios goianos; como foi feita a instalação dos postos de comando do Corpo de Bombeiros nos municípios. Além disso, explicou como funciona o sistema de georreferenciamento e monitoramento em tempo real das visitas e inspeções aos imóveis durante a operação.

Carolina Carvalho elogiou o trabalho desenvolvido em Goiás e acentuou que tem a expectativa de implementar a metodologia em outros estados, a começar pelo Tocantins. Já a superintendente Liliana Fava caracterizou como impressionante a sistematização do trabalho no Estado. Ela assinalou que a exterminação do Aedes é, antes de tudo, uma proposta ousada e que chama a atenção a sintonia e vontade política demonstradas pelos gestores em Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo