Goiás sedia maior evento de segurança contra incêndio da América Latina

O governador Marconi Perillo abre oficialmente hoje o 15º Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom). Paralelamente, estão sendo realizados ainda o 1º Congresso Internacional de Bombeiros e a 2ª Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências (Fipie), no Centro de Convenções da PUC-GO. A programação já está em curso desde as 9 horas de hoje (11/11), e segue até sexta-feira.

O Senabom é o maior evento de segurança contra incêndio e pânico da América Latina, e está sendo realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), com apoio institucional da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária. Tradicionalmente realizado nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, o Senabom acontece pela segunda vez seguida em Goiás.

Juntamente com o Congresso e a Fipie, o Senabom tem como objetivo apresentar novas tecnologias do mercado, promover o intercâmbio comercial entre empresas estrangeiras e brasileiras, proporcionar a troca de experiências das operações dos bombeiros e, ainda, reunir profissionais ligados aos setores de prevenção, combate a incêndio, resgate e emergência do Brasil e do exterior. Entre eles, bombeiros militares, brigadistas, profissionais da construção civil, de saúde.

O evento contará com palestras de Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço; Daniel Bizon, conferencista do ano no Brasil; coronel Leite, especialista em salvamento e resgate aéreo; Daniel Godri, consultor na área de vendas. Haverá ainda conferencistas internacionais, como Michael Clemens, bombeiro da reserva dos Estados Unidos e secretário do Ensino Superior de Maryland, entre outros.

Competições

Fazem parte do Senabom competições internacionais com provas operacionais, a exemplo do Bombeiro de Aço e o Desafio Internacional de Salvamento em Altura. E ainda a 15ª edição do Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático, que promoverá, pela primeira vez em Goiânia, a tradicional prova disputada por bombeiros de todo País.

Durante a programação do seminário será realizada a reunião do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Policias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. O Senabom será palco, ao mesmo tempo, da reunião da Organização de Bombeiros Americanos (OBA), realizada anualmente com os presidentes das corporações de 12 países – Estados Unidos, México, Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Panamá, Colômbia, Chile, Argentina, Equador, Uruguai e Brasil.

De acordo com o tenente-coronel Leonardo Rodrigues de Afonseca, chefe da Comunicação Social do CBM-GO, o Senabom é uma oportunidade ímpar de atualização profissional, além de proporcionar importantes ganhos institucionais. Ele lembra que o Governo de Goiás tem dado atenção especial ao CBM, com investimentos em efetivo, formação, equipamentos e viaturas.

Segundo Afonseca, nos últimos quatro anos, mais de R$ 40 milhões foram utilizados na compra de materiais e equipamentos.  Hoje, o efetivo chega a 2.695 militares – crescimento de 320% em relação 1989, ano em que o CBMGO se emancipou da Polícia Militar. Naquela época, a corporação contava com 12 viaturas obsoletas e ineficientes. Atualmente, a frota chega a 745 modernos veículos, em diversas categorias.

Feira

Paralelamente ao 15º Senabom acontece a 2ª edição da Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências (Fipie), no Centro de Convenções da PUC-GO. Cem expositores apresentam o que há de mais moderno em materiais de segurança no Brasil e no exterior, a exemplo de drones para reconhecimento de áreas sinistradas, robôs de combate a incêndio, viaturas de combate a incêndio, autoescadas e viaturas de salvamento de última geração.

Segundo os organizadores, o 15º Senabom e a 2ª Fipie devem receber cerca de 10 mil pessoas até o seu encerramento, entre empresários, profissionais de saúde, engenharia, arquitetura e construção civil, estudantes universitários e o público em geral. E contará ainda com oficinas e minicursos – todos os inscritos no Senabom vão receber certificação de 30 horas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo