Goiás Mais Competitivo mobiliza municípios

Duas metas do programa Goiás Mais Competitivo (GMC), na área da Educação, serão apresentadas hoje (14/7), em Caçu, às secretarias municipais de Educação e subsecretarias regionais de Educação do Sudoeste goiano. Joaquim Mesquita, da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), e Raquel Teixeira, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), participam do evento.

O objetivo é estreitar a colaboração entre os entes públicos, para garantir a implementação das ações do GMC e construir um sistema articulado e eficaz que garanta o direito à educação infantil e a excelência na aprendizagem aos estudantes da rede pública do Estado de Goiás. A apresentação será feita por Vânia de Carvalho Marçal Bareicha e Mayara Florisbelo Menezes, executivas públicas da Segplan, e Gislainy Jorge Mesquita e Lidiane Rodrigues da Mata, da Seduce.

Desafios

Para subsidiar a construção de um diagnóstico da educação infantil em Goiás, os municípios responderão a um questionário para que a Seduce possa sondar a realidade de 52 municípios com maiores déficits de vagas em creches e pré-escolas. Esse diagnóstico, etapa atual do trabalho da Seduce para mapear os gargalos da educação infantil, está previsto em um dos programas que serão apresentados, Primeiros Passos: Educação Infantil, buscando ampliar o acesso a creches e pré-escolas.

Outro programa é o Goiás Aprende Mais, que prevê cinco ações de impacto. Uma delas é o projeto Parceiros no Ensino em Goiás (PEG), com o objetivo promover a aprendizagem com qualidade e equidade; fortalecer a colaboração entre Estado e municípios; disseminar e disponibilizar instrumentos pedagógicos desenvolvidos pela Seduce, como o Currículo Referência da Rede, Avaliação Diagnóstica Amostral (ADA), Tutoria Educacional, formação continuada e capacitação.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo