Goiás Mais Competitivo e Inovador cumpre suas metas

A Força-Tarefa do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI) já promoveu 14 reuniões este ano, gerando 137 encaminhamentos dos quais 63% estão concluídos. A avaliação foi apresentada na manhã de hoje (30/5) pelo secretário de Gestão e Planejamento (Segplan), Joaquim Mesquita, ao governador Marconi Perillo, ao vice-governador José Eliton, e ao secretário de Desenvolvimento, Francisco Pontes, em reunião realizada na Sala de Situações do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Pela avaliação do governador os principais pontos positivos da Força-Tarefa do Governo, este ano, foram o alinhamento e integração entre os órgãos responsáveis pelos desafios do GMCI; a maior qualificação nos gastos públicos, com o direcionamento das prioridades; a celeridade na tomada de decisões governamentais e a eliminação de trâmites burocráticos.

Embora o GMCI tenha avançado muito, cumprindo a maioria das metas estipuladas para 2018, o governador Marconi determinou ainda mais agilidade dos órgãos no cumprimento de todos os projetos. Há cerca de dois anos o Governo tomou a decisão de priorizar alguns projetos que visam acelerar o desenvolvimento econômico de todas as regiões goianas, alavancando a competitividade do Estado, garantir melhor qualidade de vida à população e a execução de uma gestão pública eficiente.

As áreas focadas foram os contratos de parcerias com os municípios goianos para a redução do déficit habitacional, a melhora do índice de educação infantil, básica e fundamental, a implantação do Programa do Sistema Siga Bebê, com apoio às gestantes e aos recém-nascidos, ações de prevenção à saúde humana; a construção e manutenção de estradas estaduais, a expansão do plano de saneamento básico para todos os municípios, com as construções de redes de água e de esgotos.

E ainda, a melhor distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e serviços (ICMS), estipulando uma alíquota para a gestão. Na área do trânsito e segurança pública ficou acertado a intensificação das baladas responsáveis para reduzir os acidentes de trânsitos e um policiamento mais ostensivo para inibir os crimes de toda natureza em Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo