Goiás já tem 4.800 artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro

Goiás atingiu até quarta-feira (27/7) a marca de 4.800 artesãos e trabalhadores manuais inscritos no Programa do Artesanato Brasileiro. A artesã Rachel Lobo, que trabalha com peças em cerâmica foi a última cadastrada para que o Estado atingisse esse número e agora receberá a Carteira Nacional do Artesão. “A Carteira Nacional do Artesão não tem taxa de adesão, nem anuidade ou mensalidade. Ela permite ainda ao profissional comercializar seus produtos em larga escala com emissão nota fiscal”, afirma o gerente de Artesanato da SED e Coordenador Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB/GO), André Franco.

Para se cadastrar é simples. Na capital, basta se dirigir à Central do Artesanato Goiano na Rua 1, 147, Centro, e apresentar documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço), além de uma a três peças, que passarão por curadoria. Equipes da Gerência de Artesanato da SED percorrem também municípios para fazer o cadastro de artesãos. Goiás é o Estado que mais cadastrou artesãos e trabalhadores manuais no Programa do Artesanato Brasileiro no período de janeiro de 2015 até junho de 2016, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Governo da Presidência da República.

Foco no interior

“Antes se esperava que o artesão descobrisse o programa e que ele de alguma forma chegasse a nós; hoje em dia, com as parcerias feitas nos municípios, nossa equipe é que procura o artesão. Para se ter ideia: 93,75% dos artesãos cadastrados são do interior do Estado e apenas 6,25% dos cadastrados pelo programa da capital”, afirmou André.

O superintendente de Micro e Pequena Empresa da SED, Thiago Falbo, lembra que a equipe do artesanato já fez o cadastramento em 140 municípios goianos e que até o final deste governo a meta é atingir a todos os 246 municípios de Goiás. Thiago diz ainda que “este trabalho de campo, o corpo a corpo com os artesãos é muito importante porque motiva as pessoas a produzirem, a se relacionarem, enfim, a se sentirem parte de um projeto maior, que envolve justamente aquilo que lhes dá maior prazer: fazer artesanato”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo