Goiás e província chinesa reafirmam cooperação mútua

Considerados estados-irmãos desde 2005, quando o governador Marconi Perillo e autoridades da província de Gansu, na China, estabeleceram seu primeiro acordo de cooperação, os dois estados acabam de renovar este pacto mútuo celebrado pela primeira vez há 12 anos. A solenidade de assinatura do documento de renovação foi conduzida pelo vice-governador José Éliton e pelo presidente do comitê da província de Gansu, Feng Jianshen, na última quarta-feira, dia 15.

A renovação do acordo entre os dois estados possibilita que se aprofundem as relações comerciais e econômicas bilaterais, além de facilitar o intercâmbio de conhecimento nas áreas de agricultura, criação animal, entre demais áreas do conhecimento. Por meio do acordo, Goiás e Gansu oferecem oportunidades favoráveis para a implementação da iniciativa “one belt and one road” (uma faixa e uma estrada), onde se busca desenvolver laços empresariais.

Durante o encontro, o vice-governador colocou à disposição a estrutura de governo necessária para o cumprimento da agenda da delegação. Na manhã da quinta-feira, dia 16, uma comitiva de chineses visitou a fazenda especializada em criação de gado de corte, no município de Nerópolis, à convite da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). No período da tarde, eles participaram de uma reunião na sede da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg) e conheceram os membros da Rede Goiana de Educação Internacional, em encontro promovido no Instituto Federal Goiano (IFG).

Como o acordo de cooperação entre Goiás e Gansu prevê parcerias também na área acadêmica, o encontro contou com a presença do reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professor Haroldo Reimer, que também é coordenador da Rede Goiana de Educação Internacional, além dos presidentes da Fieg, Pedro Alves de Oliveira, e da Faeg, José Mário Schreiner.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo