Goiás abre portas para atrair investidores de Abu Dhabi

A missão comercial de empresários goianos e representantes do Governo de Goiás nos Emirados Árabes Unidos que se encerrou na sexta-feira (7/10) abriu novas perspectivas. Na última etapa de conversações, em Abu Dhabi, o príncipe Hamad Salem Al Almeri disse que vai pessoalmente se empenhar para abrir canais de negociações entre empreendedores de seu país e do Estado. “Temos as pessoas certas para as oportunidades”, disse ele ao secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), Luiz Maronezi, que tratou sobre o tema após almoço no Emirates Palace Hotel.

Os temas assuntos gerais de economia foram objeto de diálogo logo após o príncipe garantir à delegação goiana que dará “100 por cento de apoio” para implantar uma unidade da Caracal International LLC em Goiás. Hamad Salem Al Almeri é CEO desta indústria especializada em armamentos de ponta destinados exclusivamente às forças de segurança pública e que iniciou uma ampla ofensiva para abrir novos mercados no Brasil e na América Latina, um processo que inclui transferência de tecnologia com know-how alemão. O vice-governador José Eliton iria chefiar a missão, mas foi impedido em função do atentado de que foi vítima em Itumbiara.

O secretário de Desenvolvimento, Luiz Maronezi, manifestou ao príncipe o interesse do governo de Goiás de estabelecer interlocuções com empresários locais para investimentos no estado. Hamad Salem imediatamente respondeu que abrirá as portas para os primeiros contatos e destacou sua amizade com o embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Khalid Khalifa Abdulla Rashid Al-Mualla.

Visita a Goiás

O príncipe já havia aceito convite para visitar Goiás, o que pode ocorrer ainda este ano. A resposta positiva foi diante da delegação do estado, composta, além do titular da SED, pelos empresários que buscam formalizar a Caracal Brasil, Paulo Humberto Barbosa e Augusto de Jesus Delgado, e o superintendente de Ações e Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), delegado federal Emmanuel Henrique.

Hamad Salem Al Almeri se mostrou especialmente interessado na abundante natureza de Goiás, depois de ver imagens sobre potencial turístico do estado. O empresário Paulo Humberto mostrou a ele um vídeo de pescaria no Rio Araguaia. Ao ver o tamanho do peixe, ficou impressionado. Logo após, convidou a delegação a passar um período de férias em sua ilha, “quando quiserem”. Ao dispensar a formalidade das conversações, o príncipe lembrou as origens: “Venho do deserto. Gosto das coisas simples”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), Luiz Maronezi, narrou ao príncipe Hamad Salem Al Almeri as potencialidades de Goiás como o estado que mais cresce no país, a logística, a infraestrutura e os incentivos do governo para investidores nacionais e internacionais. Apresentou o estado como um dos protagonistas da produção agropecuária nacional, e citou produtos da linha de frente, como soja, milho, sorgo, feijão, cana de açúcar, carnes e lácteos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo