Goiânia sedia Congresso Internacional de Bombeiros

Goiânia se prepara para sediar o maior evento da América Latina para bombeiros e profissionais de segurança, saúde e engenharia ligados a emergências. A edição 2017 do Congresso Internacional de Bombeiros e Emergências (Cibe Brasil 2017) é uma realização do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás em parceria com entidades não governamentais, com suporte oficial das associações internacionais de bombeiros, como a Organização dos Bombeiros Americanos. O evento vai acontecer de 13 a 15 de setembro, no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em uma área total de 73 mil metros quadrados e 32 mil metros quadrados de área construída.

O principal objetivo é reunir profissionais das mais variadas áreas de atuação, como bombeiros, policiais, profissionais da saúde, engenharia, segurança do trabalho, para participar de palestras, seminários, cursos, workshops e exposições. O evento pretende ainda, promover o intercâmbio comercial entre as empresas nacionais e estrangeiras, realizar competições, apresentar procedimentos inovadores e fomentar parcerias estratégicas. As inscrições ainda não foram abertas e o Corpo de Bombeiros ainda está em fase de compor a mesa de palestrantes.

O Congresso sediará simultaneamente a Assembleia Anual da Organização dos Bombeiros Americanos (Oba), que reunirá 28 organizações internacionais, com a presença de 17 países membros. Será também, palco da Copa Oba – Competição Iberoamérica que premiará as melhores equipes de bombeiros do mundo. Será realizada ainda a Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências (Fipie), com expositores de várias partes do mundo. O evento deve proporcionar um grande volume de negócios e informações e investimentos em novas tecnologias.

Serão diversos workshops com participação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); National Fire Protection Association (NFPA); Deutsches Institut für Normung (DIN); Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim); Inovações em Proteção Passiva contra Incêndios; Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde); Ministério da Saúde – Coordenação Geral de Urgência e Emergência (CGUE/SAS/MS); entre outros.

Competições

Durante os eventos serão realizadas diversas competições técnico-operacionais, entre elas o Desafio de Salvamento em Altura, com capacitações em normas específicas; Desafio Mundial de Resgate; Certificações de cães de busca e resgate; e Salvamento e extricação veicular (termo usado em medicina pré-hospitalar. Significa retirar uma vítima de local onde a mesma não tem condições de sair por si só em segurança e realizar o transporte da mesma a unidade médica de referência mais próximo). As competições são promovidas pelos principais órgãos e colegiados especialistas em competições de incêndio e salvamento que vão reunir 916 atletas com delegações de 17 países.

A Certificação Nacional de Cães tem como objetivo principal trazer padronização das atividades de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Bresc) para os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. O público poderá acompanhar uma demonstração de ocorrência real. A certificação será composta por provas que irão aferir tanto a capacidade do condutor quanto de seu cão para as atividades de busca e salvamento.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo