Goiânia sedia até sexta-feira Seminário Nacional de Bombeiros

O 15º Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom) e 1º Congresso Internacional de Bombeiros do Brasil, que ocorrem em conjunto com a 2ª Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências (Fipie), trazem para Goiânia palestras, minicursos e oficinas; além de mais de cem expositores da área de segurança, resgate e salvamento e competições internacionais. O evento começa hoje (11/11) e vai até sexta-feira (13), no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e é aberto ao público.

Entre os palestrantes, estão: Paulo Storani – consultor dos filmes Tropa de Elite 1 e 2, coordenador de Operações Especiais e um dos oficiais que serviram de inspiração para o personagem capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura; Flavio Gikovate – médico-psiquiatra, psicoterapeuta, conferencista, escritor e apresentador do programa No Divã do Gikovate pela rádio CBN; e Daniel Godri – presidente do Instituto Brasileiro de Marketing e Vendas, apresentador do programa Desenvolvendo Talentos, pela TV Canção Nova, e 2º lugar no ranking brasileiro no mercado de palestras.

Também fazem parte dessa lista: Daniel Bizon – conferencista do ano no Brasil por duas vezes consecutivas, especialista em palestras de alto impacto e coautor dos livros Motivação em Vendas e Ser Mais em Gestão de Pessoas; coronel Leite – mestre em Salvamento e Resgate Aéreo que liderou as operações de resgate do acidente com o Boeing 737 da Gol, em 2006, na Floresta Amazônica, conhecido pelo programa sobre técnicas de sobrevivência no canal Discovery, Desafio em Dose Dupla BR; e Marcos Pontes – primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço, coach em desempenho pessoal e profissional e embaixador da ONU para Desenvolvimento Industrial.

Novas tecnologias

A 2ª edição da Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências traz para o Centro de Convenções da PUC-GO mais de cem expositores que irão apresentar o que há de mais moderno em materiais de segurança no Brasil e no exterior, como: drones para reconhecimento de áreas sinistradas; robôs e viaturas de combate a incêndio; autoescadas e viaturas de salvamento de última geração; além de motos de combate a incêndio; equipamentos de salvamento aquático e outros.

O horário de funcionamento da feira é das 10 às 20 horas. A expectativa é que 10 mil pessoas participem do evento, que tem como objetivo apresentar novas tecnologias, promover oportunidades de negócios e o intercâmbio comercial entre empresas estrangeiras e brasileiras.
Paralelamente aos eventos, serão realizadas provas operacionais nas áreas de salvamento em altura e aquático, busca e resgate com uso de cães, além da tradicional prova Bombeiro de Aço. O objetivo das competições é integrar os bombeiros-atletas e promover a troca de experiências entre os participantes. As provas serão abertas ao público, que poderá torcer pelas equipes favoritas durante os três dias de evento.

Bombeiro de Aço é uma competição que simula a atividade operacional do Corpo de Bombeiros. Durante a prova, são avaliados a técnica, habilidade, agilidade, esforço, conhecimento, entre outras qualidades da atuação dos profissionais. A prova em Goiânia será composta por uma sequência de quatro fases, contendo obstáculos, com vários níveis de dificuldade, que simulam atividades de combate a incêndio e salvamento.

Já na área de salvamento em altura, será realizado o Desafio Internacional Petzl para Bombeiros. Para participar da prova, os competidores devem ser treinados, reconhecidos e/ou certificados como técnicos verticais e resgate vertical. Entre as etapas da prova, os bombeiros-atletas terão que mostrar habilidade em técnicas como progressão em corda, resgate e autorresgate e içamento.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo