Fórum Permanente pelo Empreendedorismo faz balanço e apresenta projetos e metas

Membros do Fórum Permanente pelo Empreendedorismo se reuniram na segunda-feira (12/12) para a apresentação dos resultados do Projeto Goiás Mais Empreendedor neste ano. O presidente do Fórum, secretário de Desenvolvimento de Goiás, Luiz Maronezi, também assinou a portaria de constituição do Conselho Executivo do Fórum.

Maronezi destacou a importância do Fórum e do Programa Goiás Mais Empreendedor, que faz parte do Programa Goiás Mais Competitivo, que se ancora no eixo do desenvolvimento da Competitividade Econômica.  “Temos uma grande missão, criar estímulos e condições para novos empreendedores e consequentemente melhorarmos a qualidade de vida dos cidadãos, com a geração de emprego e renda. Mas os dados nos mostram que estamos no caminho certo. Mesmo em momento de crise, Goiás lidera o ranking dos estados que mais geram empregos formais no país”, pontuou.

O vice-presidente do Fórum Permanente pelo Empreendedorismo e presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Rafael Lousa, apresentou o projeto, os resultados alcançados em 2016 e as metas até 2018. Segundo os dados, 16.568 foram abertas empresas, atingindo 110% da meta para o ano, até o ano de 2018 a meta é de 45 mil empresas; neste ano também foram cadastrados 48.021 Microempreendedores Individuais (MEIs), a meta até 2018 é de 150 mil.

Projetos

O presidente do Sebrae e secretário executivo do Fórum, Igor Montenegro, falou sobre as parcerias e focos dos seis projetos iniciais a serem executados. “O principal foco deste Forum é trazermos os empreendedores informais para a formalidade. Informando a eles as vantagens de se tornarem MEIs. Até mesmo por uma questão de proteção social e familiar destes empreendedores”, explicou.

Um dos projetos é o Despertar Empreendedor, qua vai contar com a participação do Banco do Povo. Os agentes que atuam nas unidades do Banco do Povo, receberão capacitação do Sebrae, para atuarem como agentes mobilizadores e terem mais informações sobre o crédito e do MEI. Os consultores do Sebrae, presentes em 12 regionais no Estado, atuarão como articuladores com parceiros locais. O Fórum também vai promover palestras e seminários com o objetivo de capacitar e disseminar as informações sobre empreendedorismo.

Integram o Fórum Permanente pelo Empreendedorismo: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), que o preside; os Secretários de Estado da Segplan, Sefaz, Cidadã, Secima, SES, SSP; e os presidentes da Juceg, Goiasfomento; representantes da Fieg, Faeg, Fecomercio, Facieg,CDL, Fempeg, Sebrae, Adial, OCB, AGM, AJE, MGC,  Lide Goiás, Codese, OAB Goiás, CRC-GO, CRA-GO, Corecon-GO.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo