Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social começa hoje com 500 participantes

63º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social  começa hoje (7/6) às 9 horas, em Goiânia, com a participação de pelo menos 500 gestores públicos e privados do setor, além de estudantes da área. Os desafios diante da escassez de recursos e as perspectivas para a saída da crise são o tema central do encontro, realizado pela Associação Brasileira de Cohabs e o Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) é a anfitriã do evento, que se realiza no Centro de Convenções de Goiânia. O governador Marconi Perillo e o ministro das Cidades, Bruno Araújo, já confirmaram presença no dia 8, nesta quarta-feira, na solenidade de encerramento e entrega do Prêmio Selo de Mérito a programas e projetos inovadores de estados e municípios na promoção da habitação de interesse social.

Os debates terão foco nas gestões públicas das três esferas de governo (União, estados e municípios), abordando as diversas alternativas para atendimento à população no cenário atual, identificando as fontes de recursos e possibilidades de parcerias com o setor privado. De acordo com o presidente da Agehab, Luiz Stival, a importância da discussão do tema se torna ainda mais evidente diante dos temores de cortes do Programa Minha Casa Minha Vida. “É um momento de buscar alternativas, trocar ideias e também se unir para conquistar níveis satisfatórios de investimento para a área”, ressalta.

Iniciativa premiada

A Agehab também será premiada durante o evento. A Agência conquistou mais dois prêmios nacionais pela execução de políticas públicas de habitação de interesse social. São 13 projetos vencedores do Selo de Mérito 2016, dentre os quais dois da Agehab: Cheque Mais Moradia, na categoria Ações Estruturantes, e Trabalho Social e Regularização Fundiária Plena, na categoria trabalho social.

Esta é a segunda vez que Goiás recebe a premiação da ABC. A primeira foi em 2013, com o programa Casa Legal, destacado como o melhor programa de regularização fundiária do País. O Selo de Mérito é uma das mais importantes vitrines nacionais para a gestão pública na área de habitação. Também foram premiadas experiências de companhias e secretarias de habitação do Pará, Acre, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Bahia.

Promovido pela ABC e o Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano – FNSHDU, o Selo de Mérito teve 29 projetos inscritos de 19 instituições públicas em sua edição de 2016, que foram submetidos à Comissão Julgadora composta por representantes da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UnB).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo